Batismo de novo, NÃO


Posso querer começar tudo do zero, me arrepender de todos os pecados, mudar de vida; mas, BATISMO DE NOVO, NÃO.
Pode ser que o padre fosse pecador; que, para mim, a Igreja não estava boa, que eu me decepcionei; mas, BATISMO DE NOVO, NÃO.
Pode até parecer que minhas orações não eram ouvidas, que não via milagres, não sentia o fervor da fé; mas, BATISMO DE NOVO, NÃO.
Pode ser que Igreja não me visitou, que a palavra de conforto não foi pronunciada, que ninguém me procurou nem disse que sentiu minha falta; mas, BATISMO DE NOVO, NÃO.
Eu enxerguei coisas erradas na comunidade, eu falei e ninguém me ouviu - ao meu entender, não quiseram melhorar; mas, BATISMO DE NOVO, NÃO.
Para mim as celebrações estavam tediosas, não havia renovação, eram sempre os mesmos e do mesmo jeito; mas, BATISMO DE NOVO, NÃO.
Quando fui batizado na Igreja, eu não entendia o que estava acontecendo, nem meus pais e padrinhos sabiam o que estavam fazendo, não perguntaram se eu queria; mesmo assim, BATISMO DE NOVO, NÃO.
E pode ser que tudo estava bom, mas eu não estava bem. Só que, BATISMO DE NOVO, NÃO.
Por quê, NÃO?
Porque eu fui batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Não fui batizado em nome da Igreja, em nome do padre, em nome do coordenador ou do grupo que eu participava. Fui batizado em nome de Deus, como Jesus ensinou. E o nome de Deus deve ser honrado, respeitado, confiado. Deus é Pai e Filho e Espírito Santo. O que por meio dele é feito, feito está.
Se eu quiser, tenho o direito de procurar outra comunidade de fé, de participar de grupos que me atraem, de rezar diferente. Só não tenho o direito de negar que já sou filho de Deus, que o batismo já aconteceu em minha vida. Posso não crer nas pregações da Igreja, posso não seguir sua doutrina nem participar dos seus ritos, mas não posso negar que, quando ela batiza, sua intenção é fazer o que os Apóstolos sempre fizeram. BATISMO DE NOVO, NÃO, porque, assim como nascemos uma única vez do ventre da mãe, nascemos também uma única vez na água do batismo. A diferença é que a vida do ventre da mãe tem fim, mas a vida recebida no batismo é eterna. Se fui batizado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, com a reta intenção de ser cristão conforme o Evangelho ensina, então batizado estou até o encontro definitivo com Deus na eternidade.


Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS


Comentários

  1. Muy bueno este artículo sobre el Bautismo. Me gustó el desarrollo que haces sobre distintas decepciones que los fieles pueden tener en contraposición al valor sagrado, único de nuestro Bautismo. "En el nombre del Padre, del Hijo y del Espíritu Santo". Tus palabras aquí serán bien compartidas para ayudar a otros a revalorizar este Sacramento precioso: Puerta de todos los demás.
    Desde Montevideo te escribo.
    Dios te bendiga.
    Hasta pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por su aprecio y por compartir! Hoy escrebi nuevo texto: "Questóes acerca do batismo". Y hay uno mas antíguo: "O Sacramento do Batismo". Tres textos sobre el bautismo. Seguire com otros sobre los sacramentos de la iniciación cristiana.
      Díos la bendiha.
      Hasta pronto.
      Abrazos para el amado Montevideo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens