Como uma tela diante do pintor

Santa Margarida Maria Alacoque (22 de julho de 1647 - 17 de outubro de 1690), confidente do Sagrado Coração de Jesus, nasceu em Verosvres, na França e ficou órfã de pai ainda criança, tendo uma infância e adolescência sofrida. Quando jovem, viu-se atraída pelas coisas comuns da sociedade, mas o apelo a uma vocação especial foi mais forte, por isso entrou na Ordem da Visitação de Santa Maria (Annecy, França, 1610), fundada por São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal. Uma Ordem de clausura, devotada ao silêncio, à oração e à Virgem Maria.

Margarida quis viver uma vida simples e nessa simplicidade servir ao Senhor. Eis que, certo dia, a moça de coração simples viu-se surpreendida pelo Cristo que aparecia diante dela e lhe dizia: “põe teu coração no meu e o meu coração no teu. Não tenhas medo de abraçar a cruz. Tens também meu ombro e minha força. Eu sou Jesus” (Pe. Zezinho).

Santa Margarida Maria viveu numa época em que vigorava uma nova doutrina na Igreja da França: o jansenismo. Esta doutrina dizia que Deus é justiça, e ponto final. Sim, Deus é justiça, mas também é amor. Deus tem um coração e é esta a doutrina que esta mulher enclausurada deveria anunciar o mundo inteiro. Deus ama a cada homem e cada um diz: “vinde a mim vós que estais cansado e eu vos aliviarei, pois o meu fardo é leve e o meu jugo é suave” (Mt 11, 28-30). Vinde! “Sou aquele que tem o coração manso e humilde”.

Diante da grandeza do amor de Deus, ela se sentia pequena demais. Numa das partilhas com sua superiora, disse: “como posso corresponder ao amor do Senhor?” Sabiamente ela respondeu. “Não teu preocupes, Margarida, fique diante Dele como uma tela diante do pintor”. E assim ela fez.

Hoje precisamos aprender isto, a ficar diante de Deus em tudo o que nos acontecer. Fique perto de Deus. Fique com ele. Deixe que ele pinte o seu amor em ti. É o amor que dá sentido à nossa vida e sem ele não podemos viver plenamente. Ame e tudo será diferente. Para nós católicos, o Sagrado Coração não é um símbolo, mas a comunicação do amor sem limites que Deus tem e nos convoca a ter também. O amor mudará o mundo. Mudará porque, quando cada pessoa o acolher, irradiará em seus gestos aquilo que Deus é. Com Deus a felicidade existe.


Num mundo que valoriza o fazer, o ter, o saber em si mesmos, vamos optar por ficar, simplesmente ficar como uma tela diante do pintor, para que Ele deixe em nós as marcas do seu amor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens