PORQUE ESCOLHI O LEMA: "Testemunhar o Evangelho da graça de Deus" (At 20, 24 c).


“Respondeu-lhe o gato: para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve...”. Esta conversa entre Alice e o gato no livro de Lewis Carroll, retrata você e eu diante das mais bonitas, desafiadoras e decisivas opções da vida. Amigos, cheguei a este momento: Vou me Consagrar definitivamente a Deus como Oblato de São Francisco de Sales. Precisei decidir, na liberdade e responsabilidade próprias de nossa vida. E para esta decisão, escolhi um lema: "Testemunhar o Evangelho da graça de Deus" (At 20, 24 c).

Um lema é um itinerário na vida da pessoa e o espelho onde ela sempre se vê para permanecer fiel ao que se propôs. Quando alguém elege uma frase, uma palavra ou uma expressão, quer dizer para si e para os outros, por onde deseja seguir e como seguir.

Escolhi este lema com bastante discernimento. Perguntava-me como quero viver minha vida de Consagrado Oblato? Como apresentar aos meus amigos e irmãos na fé, meu propósito de vida? Que pensamento, frase ou ensinamento, servirá de estrela guia para meus passos?

Para ter esta resposta levei em conta alguns aspectos, a mim, muito caros. Primeiro: o lema usado pelos santos e fundadores da família salesiana-oblata “Viver + Jesus”. Esta expressão surge de São Paulo que escreve “para mim, de fato, viver é Cristo” (FI, 21-24) e "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gl 2.20). Muitos santos resumiram estas citações na expressão “Viver + Jesus” que, em outras palavras, quer dizer: que Cristo viva em mim, que o meu viver seja como o de Cristo e, como dizia nossa inspiradora, a Boa Madre, que “Cristo seja visto em cada Oblato”.

Depois pensei nos lemas que assumi durante cada etapa de minha caminhada vocacional. No Noviciado escolhi a exortação de Cristo: “de graça recebeste, de graça deveis dar” (Mt 10, 8); e, nos anos de Votos Temporários, também uma citação de Paulo: “mantendo os olhos fixos em Jesus” (Hb 12, 2).  Estes dois lemas expressavam a gratuidade da vocação e o modelo a ser seguido. Agora, nos Votos Perpétuos, quero expressar o que a contemplação de Cristo e a busca da vivência da gratuidade geraram em mim, e que assumi como convicção na minha missão.

Testemunhar é estar presente e anunciar, alicerçado pelo caráter e a honradez, o que se viu. A Igreja vive do Testemunho. O Papa Paulo VI escreveu: “O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres e, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas”. São Pedro disse que devemos conquistar as pessoas que não querem ouvir a Palavra, pelo procedimento (1Pd 3,1). É isso o que quero! Ser um sinal de Deus para as pessoas, testemunhar a graça de viver com Deus, em Deus, para Deus e por Deus. Testemunhar a graça de ser prisioneiro da liberdade do Evangelho.

Depois, Evangelho. Esta é a regra de vida de todo cristão e de todo batizado. Não existe outra. No Evangelho temos toda a vida de Jesus como paradigma para o nossa. “Viver + Jesus”, dito de outra forma, é “Viver o Evangelho”. E viver o Evangelho é viver o amor. Evangelho vem da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom - angelion, mensagem) significa boa mensagem, mensagem com o sentido de notícia. Evangelho é boa notícia e eu quero anunciar, como testemunha, a boa notícia. O mundo precisa de uma boa notícia. Deus ama a todos incondicionalmente e quer que vivamos como irmãos, todos trabalhando pela felicidade de todos, todos partilhando, todos vivendo bem, todos felizes. Me proponho a dar esta notícia como testemunha. Não é notícia minha: é o evangelho da graça de Deus que mandou o seu Filho. Ele nos amou sem medida, deu sua vida por nós, nos salvou e está presente em todo irmão e irmã que luta para que um mundo melhor exista.

É-me muito expressiva a palavra “graça”, “graça de Deus”. Parece-me que ela é a comunicação de Deus, em Deus mesmo, pessoalmente de Deus enquanto Deus amoroso. Quando penso em desejar o que Deus pode fazer na vida de uma pessoa, sempre desejo: a graça de Deus para ti! Acho que resume tudo o que é e vem de Deus. Graça: amor gratuito, gracioso, gratificante, grato, gratidão.

O Evangelho da graça de Deus é o Evangelho do amor incondicional. Quero testemunhá-lo! Me sinto preso à isso e esta prisão é o lugar mais livre que poderia encontrar. Sinto a voz do Espírito Santo me animando e falando em mim. Sinto Cristo me chamando. Sei que Deus Pai me escolheu. E esta escolha se tornou minha. Não sei viver de outro modo, a não se testemunhando o Evangelho da graça de Deus. Para mim, não é qualquer caminho que serve, mas o caminho do Jovem de Nazaré. Sei onde quero chegar: no coração de cada pessoa, simplesmente para testemunhar o Evangelho da graça de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens