Como é bom ser amigo de Jesus!


Havia três irmãos muito amigos de Jesus. Eles não eram o tipo de gente que todo mundo gostava. Mas Jesus os amava. Por quê? Porque esse pessoal sempre dava um jeito de receber Jesus em sua casa a hora que fosse. Porque, embora eles tendo muito pouco, não recusavam partilhar com seu amigo.  Houve um tempo em que Jesus ficou muito famoso e já não tinha tanto tempo para estar com eles. Mesmo assim, quando Jesus aparecia, era uma festa. Eles não ligavam para mesquinharias. Quando Jesus ficou mal falado na cidade, eles acolherem seu amigo sem lhe pedir explicações. Eles confiavam em Jesus e iam descobrindo com Ele qual a verdadeira missão do amigo nazareno. Jesus podia descansar na casa deles. Jesus podia festejar com eles e enfrentar as “barras” da vida. A casa de um amigo é sempre a casa da gente!
Lázaro era um pouco doente e a doença se agravou certa vez. Jesus estava longe e ocupado com a sua missão. Lázaro morreu sem a visita do seu amado amigo. As irmãs sentiram muito essa ausência. Mandaram avisar Jesus. Ao saber, Jesus sentiu seu coração doer. Seu grande amigo não estaria esperando-o quando ele chegasse. Então se apresou em ir ao encontro de suas amigas. Quando chega, Marta lhe cobra explicações. Quando se tem um amigo é assim mesmo, a gente não faz cerimônias quando o coração quer falar: a verdade não fere quem ouve com amor. Jesus chorou... chorou! E Marta entendeu quão grande era o amor de Jesus por Lázaro. Ela chorou com ele num longo e afetuoso abraço. Quem ali estava sentiu a mesma coisa. O resto da história é mais lindo ainda. Jesus vence a morte, ressuscita Lázaro e se torna um sinal de vida para todos. Só Jesus mesmo! Ele é fantástico!
Ao ouvir esta história pensei comigo mesmo: como é bom ser amigo de Jesus! Sim, como é bom ter esta certeza de que Ele nos leva sempre em seu coração. Às vezes eu até quis que Jesus fizesse coisas que nem sei se Ele poderia fazer. E nem lhe perguntei por quê? E se perguntei, não tive paciência para ouví-lo. Quantas vezes eu chorei porque não intendia as trapaças que a vida tem. E me perguntava: cadê você Jesus? Eu te acolhi em minha casa quando outros lhe diziam-lhe “não”. Eu fiquei quieto quando outros pareciam te possuir e faziam disso um troféu. Eu te recebi quando senti que tu estavas sozinho. Eu fiz de tudo para que nossa amizade perdurasse. Mas agora que perco o que de mais precioso tenho, você está longe, você está longe! Por que? E, em tudo isso, o Senhor se aproxima de mim e me abraça e rega meus ombros com suas lágrimas... com suas lágrimas.
Isso só pode ser loucura! Pra que ter um amigo que, na maioria das vezes, tem só suas lágrimas para oferecer? Ah, eu respondo: é melhor ter um amigo com lágrimas do que as lágrimas sem um amigo! E de Jesus eu quero sempre ser amigo ainda que Ele pereça estar longe e que não venha na hora em que eu chamar. Ele é Deus, não eu. Acredito em seu amor e acredito em seu gesto. Muitas vezes tenho dito como Marta e Maria: “Senhor, aquele que ama está doente”. E se Jesus ainda não chegou é porque há uma razão que desconheço. O tempo esclarecerá. E eu acredito que quando Ele chegar tudo irá ser transformado. De que forma? Não sei. O que sei é que serei! Esta certeza tem me acompanhado sempre. Às vezes dói. Amor que é amor é exigente, fazer o quê?
Bem-vindo à minha casa, meu amigo! Se quiser chorar comigo, tudo bem. Não precisa me contar o motivo nem dar explicações. Só não deixa de chegar! Eu continuarei pedindo sua força e sua ajuda, mas também estarei aqui só para te fazer companhia. Jesus, como é bom ser teu amigo! Agora que me sinto de mãos e pés atados, com a alma cansada e o espírito abatido, resta-me a certeza que você irá chegar... você irá chegar... cansado, abatido, triste, mas irá chegar. E nós dois vamos nos fortalecer!
Esta não é uma interpretação teológica ou científica do texto. É quase que uma ruminação. Estou significando esta palavra para a minha e a vida de tantos amigos. Se fica difícil crer nas horas de dores, talvez o caminho a ser tomado é a do amor que no fim de tudo desconhece condições. Como é bom ser amigo de Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens