Encenação de Páscoa - Jesus e Maria Madalena


CENÁRIO: Jardim ou bosque com árvores, um banco ou pedra grande. Túmulo com panos brancos juntos. Luzes baixas ou apagadas. Iluminação da cena em crepúsculo.
PERSONAGENS: Maria Madalena e Jesus.
Obs: esta pequena encenação pode ser feita na Missa da Vigília Pascal (noite de sábado para domingo de Páscoa) tanto depois da proclamação do evangelho, quanto no final da Missa. Cada grupo pode escolher conforme combinação com a equipe de liturgia.
 
CENA 1.
Música de fundo: Beautiful Planet Earth[1]
 Maria Madalena entra assustada e com pressa. Ela procura o túmulo. Na mão leva uma lamparina. Chega ao túmulo. A Pedra está movida. Ela se assusta. Então se aproxima, olha cuidadosamente, entra, mexe nos panos e sai. Chora. Abaixa-se a música instrumental. Começar a sair, mas encontra um homem que está sentado numa pedra ou outro local. Começa a ser executada via gravação ou interpretada pelos autores a canção MADALENA – Jorge Trevisol [2].
 

 
CENA 2.
 
MADALENA: (se aproxima do homem e inclina-se) Vem me diz onde puseram o meu Salvador?  Diz pra mim porque sem Ele meu sol declinou. Era o que eu tinha pra lhe oferecer: A minha vida e todo meu ser! (toca-o com as duas mãos segurando seus braços ou mãos) Se me roubaram o sonho maior, Me diz: como eu irei ser feliz?
 
JESUS: (toca os braços de Madalena e a faz sentar gentilmente) Senta aqui, só não me toques ainda por que Devo subir, ter com meu Pai que anseio encontrar. Eis o que eu tenho pra lhe oferecer: A minha vida e a luz do meu ser.
Vê se existe alegria maior,  Madalena, ver-te nesse amanhecer!
(Jesus se levanta e Madalena também. Jesus aponta pra frente)
Ouve bem: agora vai a Jerusalém! Vai por mim! Diz aos discípulos que Eu lá vou chegar.
Tenho lembranças do amor que lhes dei.  Sinto saudades da última vez.
Daquela noite em que até chorei, eu sei: noite em que Eu mais amei.
 
MADALENA: (de braços abertos e sorridente andando no palco ou presbitério) Sim, eu vou! Vou bem feliz, mesmo sem compreender! Vou sem ver e sem pisar nenhum passo no chão.
 
JESUS: Vai onde os sonhos não podem chegar!  (Madalena se põe do lado de Jesus) Onde o infinito não vai derramar!
Lá onde as flores não mais murcharão...
 
JESUS E MADALENA: (um de frente para o outro) Vai, leva o meu coração!
 
Encerra-se a cena com os dois se retirando e as luzes acendendo-se.
 
Ir. Nildo Moura de Melo, OSFS



[1] http://www.youtube.com/watch?v=8Akb1t37T4E
[2] https://www.youtube.com/watch?v=Xuwn4qmv9sM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens