Pequena Vigília Eucarística para grupos de Jovens


Vigília Eucarística

 EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO (se houver Padre ou Diácono, ele fará exposição do Santíssimo. Se não houver, peçam ao Ministro da Eucaristia que abra a porta do Sacrário ou coloque a ambula sobre o altar. Se já tiver exposto, segue normal).
 
 (Os jovens se aproximam do Santíssimo, fazem a reverência inclinando seu corpo ou dobrando os joelhos)
 Dirigente: Esta noite é diferente. É a noite da agonia de Deus. (silêncio de 15 segundos)
Todos: “Senhor Jesus, não te deixaremos só. Ficaremos contigo.” (repetem todos três vezes este refrão).
 Canto: Quem conheceu um amigo.
(silêncio de um minuto)
Reza-se, com devoção, um Pai nosso, uma Ave Maria e um Glória
Leitor 1: Senhor Jesus, Tu és o nosso amigo e nós somos os amigos teus. Somos jovens, mas já distinguimos os caminhos a seguir. Queremos seguir o teu caminho, por isso ficamos contigo.
Leitor 2: Te pedimos, Mestre, que o teu amor testemunhado nesta noite e no dia de amanhã nos fortaleça e nos ajude a construir um mundo melhor.
Todos: “Senhor Jesus, não te deixaremos só. Ficaremos contigo.” (repetem todos três vezes este refrão).
(silêncio de três minutos)
Reza-se, com devoção, um Pai nosso, uma Ave Maria e um Glória
 Canto: Um dia escutei teu chamado
(silêncio de um minuto)
Leitor 3: Senhor Jesus, nesta noite Tu lavastes os pés da humanidade e nos ensinastes que a felicidade está em servir, em ajudar os outros a serem felizes. Aceita nossa companhia, nosso jeito jovem de estar diante de ti e nos ensina a servir, por favor!
Senhor Jesus, nesta noite Tu nos destes o sacramento da Eucaristia, pão e vinho consagrados em nossas missas onde realmente estás presente. Ensina-nos a viver o dom da partilha e a cuidar de nossos corpos, bem como a cuidar da vida de cada irmão ou irmã!
 Leitor 4: Senhor Jesus, nesta noite Tu encarastes a traição de um amigo e o abandono de outros. Ensina-nos a cultivar boas amizades e a ser fieis a ti, até o fim!
Leitor 5: Senhor Jesus, nesta noite Tu conversastes com Deus Pai e lhe falastes francamente das Tuas angústias, dos teus medos, da Tua incompreensão. Nós somos jovens e também temos muitos medos, angústias e incompreensões. Dá-nos a graça de derramarmos o nosso coração diante do Pai para encontrar Nele a força necessária diante dos desafios e das “sextas-feiras santas da vida”!
Leitor 6: Senhor Jesus, a Campanha da Fraternidade nos lembrou de milhares de pessoas que são traficadas. Tu também foste nesta noite. Lembra de cada uma dessas pessoas e nos ajude a socorrê-las! Não permita que nenhum de nos caia na cilada do tráfico humano. Sim, pois foi para a liberdade que Tu nos libertastes!
Todos: “Senhor Jesus, não te deixaremos só. Ficaremos contigo.” (repetem todos três vezes este refrão).
Canto: Jovem Galileu
(silêncio de três minutos)
(tanto dirigente como todos repetem três vezes as jaculatórias que seguem)
Dirigente: Graças e louvores se deem a todo momento!
Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!
Canto: Tão sublime Sacramento
 
ORAÇÃO FINAL
Dirigente: Senhor Jesus Cristo, presente na Eucaristia e em nossos corações, agradecemos a vós de coração sincero, porque vivemos para vos fazer companhia e contemplar o mistério de vossa doação em favor de toda a humanidade. Na verdade fostes vós que nos acolhestes e nos confortastes o espírito com a vossa presença e a força de vossa Palavra.  Concedei-nos a força de sermos os multiplicadores do vosso gesto de amor em favor dos nossos irmãos e irmãs. Vós, que sois Deus e viveis com o Pai e o Espirito Santo.
Todos: Amém!
Dirigente: Que o Senhor abra nossos corações para Vossa lei e Vossos mandamentos e nos conceda a paz. Que Ele ouça nossos louvores, orações e súplicas e, permanecendo conosco, ajude-nos a trilhar os caminhos deste mundo, orientando nosso passos pelas estradas do bem, da justiça e da paz!
Todos: Amém!
Dirigente: Abençoe-nos o Senhor nosso Deus: Pai, Filho e Espirito Santo... Confortando-nos com sua paz!
Todos: Amém!
Dirigente: Permaneçamos na paz do Senhor e, iluminados pelo Espirito Santo nos tornemos sempre mais discípulos e missionários de Cristo Jesus!
Todos: Assim Seja! Graças a Deus!
Dirigente: Vamos todos dar-nos uma abraço confortante, demorado e silencioso como manifestação do amor que recebemos e damos a Jesus nesta noite de Vigília.
 (todos se abraçam)
Se o Santíssimo for ser recolhido, o Ministro procede a bênção conforme o Ritual ordinário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens