TEATRO: Paixão do Senhor - Jesus e Dimas


PAIXÃO DO SENHOR - JESUS E DIMAS

 
CENÁRIO. Ambiente natural. Se for possível que haja árvores nas alterais, pedras no palco, terra.
Tudo o que ajude a parecer um monte ou montanha, ou ainda, uma planície. Pode também, ser algo semelhante há um caminho. Uma cadeira para Pilatos.

UTENSÍLIOS: Uma cadeira para Pilatos. Três cruzes (para Jesus e para os ladrões), Chicotes, toalha (para Verônica), lençóis (onde serão enrolados os ladrões quando foram descidos da cruz). Bola de couro (para o menino Dimas e Jesus), coroa de espinho, manto vermelho, martelo, cravos, cordas (para os crucificados). (Dinheiro, bolsas, joias para Dimas).

PERSONAGENS: Jesus menino, Jesus adulto, Maria, Dimas menino, Dimas adulto, o outro ladrão, Salomé, quatro guardas, Pilatos, três Sacerdotes, outras pessoas do povo judeu. Discípulo João. Narradores: moça e rapaz.

 FIGURINO: roupas típicas judias para os homens: túnica e manto. Capa ou manto vermelho para Jesus. roupas típicas judias para as mulheres: túnica, manto e véu. Coletes para os soldados. Túnica mais curta e manto vermelho para Pilatos. A cruz, os três crucificados podem vestir um calção que não seja grande ou serem cingidos com uma faixa.

Obs: os links das músicas indicadas são do canal YOUTUBE e estão nas notas de rodapé. É só jogar na barra de endereços que as músicas aparecerão. Quem for usar pode baixar e salvara em MP3 ou outro modo e executar durante ensaios e a apresentação da peça.

 

CENA 1.

Música de abertura: “SHALOM ALEICHEM”[1]

Deixar a música tocando por dois minutos sem ninguém aparecer. Dois meninos entram em cena. Um é Jesus e o outro é Dimas, aquele que se tornará o ladrão que se converte na cruz. Eles estão brincando com uma bola feita de couro. Estão voltando da sinagoga, é quase início da noite de sexta-feira para sábado. Os pais já estão em casa guardando as coisas para o santo repouso do sábado. Dimas empurra Jesus e toma a bola. A música diminui e Jesus diz a Dimas:

 

JESUS: Dimas, não faça isso. O Pai do céu quer a paz!

DIMAS: Não, Jesus. O anjo mau que nos acompanha quer que eu não te dê atenção!

JESUS: Mas o anjo bom que nos acompanha quer que nós não briguemos. Vamos para casa ceiar com nossos pais.

A música sobe. Jesus abraça Dimas e eles saem de cena.

 

CENA 2.

Música TRISTE[2]

 

Entram dois jovens, um rapaz e uma moça. São os narradores da peça. Eles declamam, com calma e serenidade, estes versos, intercalando-os.

 

MOÇA: Hoje é sexta-feira santa. É um dia triste! (demonstra tristeza) Lembramos a morte de Jesus, lembramos a crueldade do mundo. (breve pausa) A morte ainda é o maior enigma da humanidade.

RAPAZ: Mas hoje também é dia de grande amor. Jesus amou-nos até o fim, até a cruz.

MOÇA: Hoje é sexta-feira santa e é um dia de fé. A fé vive de esperança: Deus não decepciona!

RAPAZ: Se há algum mal em nosso coração...,  (breve pausa) deixe-o aos pés da cruz, porque já não somos mais escravos.

MOÇA E RAPAZ: Sim “é para a liberdade que Cristo nos libertou”.

Diminui e encerra a execução da música.

 

CENA 3.

Entra Dimas, agora adulto. Ele vem correndo com coisas que roubou na mão - Dinheiro, bolsas, joias. Pessoas gritam do camarim repetidamente as diferentes frases ou exclamações:

 

TODOS, SEPARADAMENTE: Devolve, isso é meu! Não me rouba, por favor! Bandido maldito, este dinheiro é meu. Morra! Eu te mato! Devolve! Bandido! Por favor não leva meu dinheiro! Me larga! Bandido! Ladrão! Morra!!

 

No centro do palco, Dimas joga tudo no chão e com sarcasmos vais contando as coisas que roubou.

DIMAS: Se for preciso eu mato novamente, eu acabo com a vida de qualquer um, sem dó nem medo...

 

Ajunta tudo e olhando para o lado de onde vem as vozes, diz:

 

DIMAS: Eu sou Dimas! Comigo ninguém pode. Eu tenho o que quero e quando quero. Não adianta gritar, bando de pobretões!

Sai de cena.

 

CENA 4.

Música instrumental[3]

Uma mulher entra chorando. É a mãe de Dimas. Ela pára no centro, ajoelhada e aos prantos. Maria, mãe de Jesus vem ao seu encontro.

MARIA: Salomé, o que houve?

SALOMÉ: É Dimas, Maria. Ele cresceu e se tornou um bandido. Eu não sei o que fazer!

MARAIA: Calma, Salomé. Estou aqui contigo.

SALOMÉ: Eu não queria isso, minha amiga. Queria que ele fosse como Jesus.

MARIA: Jesus é um bom filho. Mas saiu de casa também. Eu tenho tanto medo por ele. Jesus tem feito o bem a todos, mas meu coração anda apertado, minha amiga.

 

As duas ficam abraçadas. Depois se levantam e saem. Diminui e encerra a execução da música.

 

CENA 5.

Entra Jesus com os discípulos. Jesus está pregando as Bem aventuranças.

 

JESUS: (olhando para o céu) Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. (olhando para as pessoas que estão o seguindo e para a plateia).

 

Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11, 25-30). (inicia a trilha).

Jesus abraça todos os discípulos, os beija, acaricia, manifesta carinho e cuidado. Vão saindo enquanto é executa a Música “Quem perde sua vida por mim – Adriana”[4].

 

CENA 6.

Narradores e intercalam as frases (sem trilha).

MOÇA: E este homem só fazia o bem.

RAPAZ: Não era um mocinho frágil. Era um homem guerreiro, um homem que amava a justiça e a verdade e que não tinha medo de as pronunciar.

MOÇA: Jesus veio libertar a vida humana da escravidão do pecado, da escravidão imposta por quem se acha melhor que seus irmãos,...

RAPAZ: Da escravidão de quem nunca tem compaixão para com os mais frágeis e pequenos da sociedade, da escravidão do egoísmo...

MOÇA: E ainda segue sendo condenado pelo mundo afora... até mesmo em nossas casas... em nossas propriedades... e por nós...

Saem vagarosamente.

 

CENA 7.

Música: Crucifixion[5].

Jesus entra preso! Jesus é trazido por dois soldados. Pilatos espera do outro lado no seu trono. Interroga Jesus, o rodeia e ordena que seja flagelado. Tudo isso é mimetizado, ou seja, falado em voz baixa com expressões fortes. A música de fundo transpassa o drama.
Jesus é flagelado e depois é coroado de espinhos pelos soldados. Muita dor e angústia deve ser mostrada na cena que acontece vagarosamente. Os soldados zombam dele, batem, derrubam no chão, colocam uma capa escarlate e uma coroa de espinhos:

 

SOLDADOS: “Ele é um rei não pode estar sem sua coroa e sua capa”

 

Saem para a caminhada. Jesus se cansa e cai quando ia passando Simão Cirineu e um soldado o manda ajudar Jesus. Jesus cai mais três vezes. Os soldados e sacerdotes o insultam, xigam e batem nele.

Verônica se aproxima e enxuga seu rosto. Se for num palco a cena deve acontecer com a caminhada de um lado a outro. Quando chega a hora da crucificação de Jesus, abaixa-se a trilha sonora e deixa ele sozinho em pé. Então violentamente do anda, começa a cena da crucificação.

 

CENA 8.

 

Jesus é pregado na cruz. Música “Jesus is carried down “[6].

Trazem Dimas e o outro prisioneiro. Pregam os dois nas respectivas cruzes.

Permanecem um minuto em profundo silêncio.


JESUS (Agonizante): Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem.

MARIA (Exclama alto): Meu filho!

JESUS: Mulher eis ai o seu filho (e ao discípulo). Eis ai sua mãe! (e os sacerdotes zombam dele).


CENA 9.

 

Diálogo com Dimas. Música: “Mary goes to Jesus”[7].

Jesus e os dois ladrões estão pregados nas cruzes. O elenco todo está em volta, parte à esquerda, parte à direita. As cruzes devem estar visíveis, por isso sugere-se que no meio do palco não haja ninguém.

 

LADRÃO DA ESQUERDA (gemendo): Se tu és o Cristo salva a ti mesmo e a nós também.
DIMAS (gemendo): Tu não temes a Deus, mesmo estando condenado? E nó merecemos isto; mas este homem não, porque nenhum mal ele fez. (diz a Jesus): Senhor lembra-te de mim, quando entrares no seu reino.

 

JESUS: Dimas! Dimas! (pausa longa – Jesus está cansado e com dor) Lembra quando você era criança. (pausa longa. Dimas chora) Hoje você é grande, mas ainda não conquistou sua liberdade. A liberdade reside no amor, meu amigo. (pausa breve) Quem ama, só quem ama é livre de verdade. (pausa. Agoniza. Levanta o olhar para Dimas e vagarosamente, diz:)  Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

Dimas chora.

DIMAS: Ele me perdoou. Deus, estou livre. (pausa breve e grito de dor) É para a liberdade que nos libertastes. (sorriso sofrido) O amor me libertou, a misericórdia me dá a vida, a vida eterna. (reclina a cabeça como quem morre).

 

JESUS (grita): Eloí, Eloí, lama sabactâni. Senhor, Senhor, por que me abandonastes?

Passam-se alguns segundo. Jesus diz:

JESUS: Tenho cede. (Um soldado, molhando a esponja com vinagre o dá de beber).

Jesus, com voz alta e trêmula, diz:

JESUS: Pai em tuas mãos entrego o meu espírito!

E abaixando a cabeça, diz:

JESUS: Tudo está consumado.

Música: “Pai, em tuas mãos, entrego o meus espírito”.[8]

 

Silêncio. Os três permanecem na cruz até a segunda estrofe da trilha.

 

CENA 10.

Jesus morto é descido da cruz e entregue à sua mãe.

Maria, chorando, o recebe no colo. Ela o acaricia. E, balbuciando, canta a canção “Diário de Maria - Adriana”[9]

 

Os soldados tiram os dois ladrões da cruz. Passam diante de Maria. Ela faz um carinho em Dimas. Eles são levados. Depois Jesus é levado de seus braços. Maria se levanta lentamente e fala pausadamente com o povo.

 

MARIA: Meus filhos, meus amados filhos... o vosso irmão e Nosso Senhor Jesus não perdeu sua vida, mas a encontrou ao realizar a vontade de Deus Pai. (pausa longa) Meu coração está ferido e uma espada de dor o traspassou. Esta sexta-feira é dura demais! E todos nós passaremos por sextas-feiras como essas. (com ênfase) Coragem! Força! Fé! A morte de Jesus não é vão. Ele nos amou. (pausa breve) Seu amor é vivo. Deus cumpre suas promessas – caminhemos com esperança, caminhemos com esperança...  e caminhemos no amor de Jesus, porque só este amor é capaz de dar pleno sentido a nossas vida. (pausa longa) Dimas, na última hora, deixou que o amor de Jesus o salvasse. Deixe o amor de Jesus te salvar. Ele morreu por ti, ele morreu por nós... e ele viverá para sempre por amor a nós. O amor é mais forte do que a morte! Inicia a trilha final.

 

CENA 11.

 

Música: Ninguém te ama como eu – Eugênio Jorge[10].

Maria se retira vagarosamente. No palco ficam só as cruzes e a cena sem ninguém. Quando inicia a segunda estrofe da canção (logo após o refrão) Dimas entra de um lado vestido de branco e limpo. Procura feliz alguma coisa. Jesus agora volta de branco e de braços abertos. Vai até Dimas e Dimas o abraça, bem como Jesus Dimas. O ladrão arrependido. Corre feliz de um lado a outro e novamente abraça Jesus. Quando a música encerra, os dois se onclinam diante do público. Após isso, entram os demis personagens. Com eles, Dimas e Jesus novamente se inclina diante das pessoas no cumprimento final aos espectadores.

 

Escrito e elaborado por Ir. Nildo Moura de Melo, OSFS – Viamão, Quaresma de 2014.



[1] https://www.youtube.com/watch?v=Z1VSyKwN7Ro
[2] https://www.youtube.com/watch?v=2xnIPgPJJE4
[3] https://www.youtube.com/watch?v=p01JgxQ77tE
[4] https://www.youtube.com/watch?v=alO1VY4UVdM
[5] https://www.youtube.com/watch?v=TSYWpUrvnKk
[6] https://www.youtube.com/watch?v=TjtFH-usnWw
[7] https://www.youtube.com/watch?v=Gy2Fh_nM3zA
[8] https://www.youtube.com/watch?v=-xG1rjZpYOc
[9] https://www.youtube.com/watch?v=B2I3duFr_7Q
[10] https://www.youtube.com/watch?v=rycoLDEzIro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens