A Imaculada Conceição de Nossa Senhora


“Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti" (Ct 4, 7)

Quando Deus criou a mulher, a criou toda em graça. Eva, nome que significa "mãe dos viventes", é figura da humanidade feminina que surge por vontade divina. Junto com Adão (a humanidade masculina), ela perdeu a graça. Nem por isso, Deus desistiu de fazer-se um de nós e viver nossa humana condição. 
Aquele que sempre quis ser como sua criatura, preservou do pecado a mulher que seria sua mãe, de forma que fosse gerado por uma nova Eva, sem presença do pecado e fiel, com Ele, até o fim (Cf. Santo Anselmo). Encarnando-se, o Filho trazia do Pai a divindade e, da mãe, herdava a mais bela humanidade (Cf. Santo Tomás de Aquino, GM, p. 215). Em Maria também se vê que Deus pode salvar a todos, de todas as formas: A Maria salvou por preservação, em virtude de seu Filho, e a todos nós, por Redenção (Cf. Duns Escoto). Em Maria se faz plena a multiforme graça de Deus.
No paralelo de Gênesis 3, 9-15,20 com Lucas 1, 26-38 vê-se o contraste entre a humanidade na queda pelo pecado e a humanidade na Encarnação do Salvador. Vejamos.

1) No Gênesis Deus procura o homem e o chama: “Onde estás?” (Gn 3, 9). Em Lucas, quando o Anjo vai à Maria, afirma “o Senhor está contigo” (Lc 1, 28c). O anjo reconhece que o Senhor está com Maria e ela com o Senhor, enquanto a humanidade, em Adão e Eva, se escondeu de Deus. 
2) Adão responde ao Senhor “Ouvi sua voz no jardim e fiquei com medo” (Gn 3, 10). Mas o Anjo diz à Maria “Não tenhas medo!” (Lc 1, 30). O pecado semeou o medo, mas a partir de Maria ninguém mais precisará ter medo de Deus, se permanece no amor Dele. 
3) Eva e Adão perdem a graça e manifestam isso na linguagem figurada da nudez (Gn 3, 10b). À Maria o Anjo afirma: “O Senhor encontrou graça diante de ti” (Lc 1, 30b). Se Eva e Adão tem vergonha de se mostrar nus a Deus, Maria é elogiada porque o Senhor se agradou diante dela como de ninguém mais havia se agradado. 
4) Diante dos questionamentos do Senhor, Adão culpa Eva, Eva culpa a serpente, a serpente nada pode falar (Gn 3, 1-15). Maria, ao contrário, assume o diálogo. É ela quem questiona o Anjo, não para satisfazer curiosidades, mas para entender os desígnios de Deus (Lc 1, 34-37). 
5) Adão e Eva romperam com a Palavra do Senhor desejando ser senhores de tudo (Gn 3, 11c). Maria lhe diz: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1, 38). 
6) Com Eva permanece a promessa de que o filho de uma mulher superará a queda que a serpente induziu (Gn 3, 15). Em Maria, cumpre-se essa promessa (Lc 1, 31-33).

Adão e Eva, criados sem mácula, não preservaram a plena comunhão com Deus e com tudo o que há, ultrapassando os limites da palavra Dele e de tudo o que existia. Pecaram. Jesus, feito igual a nós em tudo, exceto no pecado (CCE 470), reinaugurou a humanidade do Jardim do Éden nascendo de uma mulher “cheia de graça”, imaculada desde sua concepção e fiel à palavra Dele. Jesus restabeleceu a plena comunhão da humanidade com o Criador a ponto de nos ensinar a chamá-lo de Pai, um pai Abbá, cheio de ternura e bondade, apaixonado por nós. Maria, a Imaculada, foi a nova humanidade, a nova Eva na Nova Criação realizada no mistério da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus. Por isso, celebramos com carinho e solenidade sua concepção: imaculada por causa do Santo que haveria de habitar seu ventre e seu coração; imaculada por causa do amor infinito que Deus tem por cada um de nós; imaculada por que nunca concebeu em si nada que não fosse da vontade de Deus. 

“Chamamos Maria de bela, bela como a lua que recebe a luz do sol, porque ela recebe sua honra da honra que seu filho possui: primeiro, através da graça da sua Imaculada Conceição; depois, pela encarnação, quando ele se tornou totalmente filho dela e se aconchegou em seu seio. Assim, ela se tornou perfume tão forte que nenhuma outra planta, em tempo nenhum, tem um cheiro que é tão agradável a Deus quanto às orações daquela que o acolheu. E suas orações nunca serão rejeitadas ou perdidas. Mas a honra de tudo isso é sempre do filho, de quem ela recebeu o aroma“. (São Francisco de Sales, Pregação para o Domingo da Paixão, Chambery, 12 de março de 1606).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens