Não se perturbe o vosso coração


Aconteceu que Jesus falou de sua morte a seus amigos, os discípulos dele. Eles protestaram e não queriam aceitar. A morte significaria o fim de tudo: o fim de Jesus e do Ele havia anunciado, prometido e realizado. “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também, na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14,1-2), respondeu-lhes.
A morte é uma passagem. Depois dela, há a casa do Pai, onde existe um lugar para cada um de nós, preparado por Jesus, o nosso irmão maior. Lá ninguém chega como estranho e desconhecido, mas como filhos muito amados de um Pai que é perfeito. Não ficam perdidos aqueles que, neste mundo, não perdiam Deus de vista, nem perdiam uma oportunidade de fazer o bem.
Quem tem Jesus como Senhor já não teme mais nada, nem mesmo a morte, pois sabe que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Quando a morte parece nos vencer, Ele nos estende a mão e ressuscitamos nos braços do Pai.
A resposta de Jesus para a perturbação na morte é a fé: “tende fé em Deus, tende fé em mim também” (Jo 14,1-2). Só a fé pode iluminar nossa alma quando a morte instaurou as mais duras trevas. Disse Ele: “quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas” (Jo 14, 12). É crendo nisso que assumimos uma fé que não apenas tira as perturbações, mas que nos torna arautos da paz.
Ser cristão é ser feliz na felicidade de Jesus, é ser luz na Sua luz, caminho no Seu caminho, verdade na Sua verdade e vida na Sua vida.
Transformamos o luto em esperança, a saudade em oração, a perturbação em confiança. Nós testemunhamos e anunciamos essa fé: Jesus vive, e nós viveremos com Ele na vida eterna, vida que já nos alcança aqui e agora.
A morte não é senhora de nossa vida, nem ponto final de nossa história. Ela é uma ponte. Quem fica não vê seu ponto de chegada, mas isso não quer dizer que ele não exista, pois existe independente de o vermos.
A morte deixa dor, deixa saudade e deixa perguntas. A morte é cruel e leva pessoas antes da hora. Nossa revolta muitas vezes é por falta de compreensão e pelo tamanho da violência que ela possui. Tudo bem, Jesus também chorou quando Lázaro morreu. Certo é que Deus não nos deixa e que Ele acolhe tanto quem vai quanto a quem fica.
Se você está sofrendo por causa da dor da morte, ouça o que o Senhor nos diz: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” (Jo 14,1). Dê uma chance para a luz da fé, dê uma oportunidade para o consolo divino.
Sei que este tipo de dor não se explica nem se cura com medicamentos ou palavras. Mas também sei da força da fé. E é a esta força que eu lhe convido a agarrar-se.
Quem tem fé não perde seu olhar no além, mas encontra uma resposta em Deus. Ainda que não possa abraçar a pessoa amada, sente-se abraçada por Deus que a recebeu em seus braços.
Fé! É isto que Jesus nos convida. Fé em Jesus, fé no seu amor, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 6). Não se perturbe o vosso coração, mas descansa-o na fé. E deixa Deus ser Deus.
Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens