Os discípulos de Emaús

“Os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35) caminhavam relembrando o passado e visitavam seus sonhos sepultados. Não perceberam que o Senhor se aproximava.” Ah, mesmo quando estamos desiludidos com Deus Ele não nos abandona nem se afasta de nós! “Jesus se interessou pelo assunto dos seus amigos, Maria e Cléofas.” Quais são os nossos assuntos? O Senhor se interessa por eles. “E os seus discípulos pararam com o rosto triste.” Quanta gente triste nos dias de hoje! Estão caminhando sem Jesus. Um cristão que caminha sem Jesus nunca poderá ser feliz, pois sua alegria é Jesus vivo, e só Ele.

“Os discípulos contaram a Jesus a morte do seu Senhor. Eles estavam como cegos e não perceberam que aquele simpático andarilho era o Mestre.” Jesus é assim, se aproxima da gente do modo mais simples possível. Quem não alimenta sua fé jamais conseguirá enxerga-lo, pois Jesus é o mestre da simplicidade. Só a fineza da fé o enxerga.

“Maria e Cléofas vão contar a Jesus sua esperança fracassada. Ele ouve com carinho.” Jesus continua ouvindo. Cada vez que você e eu falamos de nossas decepções e esperanças fracassadas ele simplesmente ouve. Como é bom saber que nosso senhor nos escuta! Mas Ele não só escuta. Ele também responde. “Ele ilumina a inteligência. Jesus passeou pela Bíblia, o Antigo Testamento, para demonstrar o quão necessário foi passar pela cruz e pela morte.” Toda vez que abrimos a Palavra de Deus, a lemos ou a ouvimos, nossa vida vai sendo iluminada. Eis, pois, a razão pela qual o cristão deve criar gosto pela Santa Palavra. Nela está a luz para os nosso pés e a lâmpada para nosso caminhos. Jesus ressuscitado recorda a Bíblia a seus amigos.

“Quando estavam chegando em casa convidam Jesus para ficar com eles.” Quem você tem convidado para ficar contigo? Quem você tem convidado para entrar na sua casa? “Fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando.” Não era de manhã, era de tardezinha que figuradamente significa o desamparo. Diga, pois, “fica comigo, Senhor! Fica na minha casa, fica conosco, Senhor!”

E Jesus fica com a gente. “Ficou com o casal de Emaús. Sentou-se à mesa e partiu o pão.” Celebrou a Eucaristia! Quantas vezes ele faz isso ainda hoje em cada Santa Missa. E nós dizemos que Ele, às vezes, está longe. Não! Ele está conosco. “Quando Jesus desapareceu os discípulos que o haviam reconhecido no partir do pão se interpelam ‘não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?’”. Sim, nosso coração arde quando ouvimos a Palavra do Senhor! Mais do que saber de intelecto, na cabeça, é preciso reconhece-lo e ouvi-lo com o coração. Jamais podemos negar o que amamos!

Neste domingo quando formos à Missa Ele nos explicará as Escrituras, nos partilhará o pão da Eucaristia e nosso coração arderá. Seremos embebidos com a mesma coragem dos discípulos de Emaús que retornaram doze quilômetros a pé para confirmar com os irmãos: “realmente o Senhor ressuscitou”. Sim, Ele ressuscitou nossos sonhos, nossa força, nossa fé! Sigamos em frente, cumpramos nossa missão, pois o Senhor Jesus vive e nos quer celebrando sua vida! Ele caminha conosco, entra em nossa casa, parte-nos o pão e nos capacita para levar o mundo a plena certeza de que a vida sempre vai vencer, sempre, sempre! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens