O Espírito Santo



O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Deus que é um só, não é sozinho: é Pai e Filho e Espírito Santo. O Espírito é a Pessoa que anima e santifica a nossa vida, sendo que o Pai criou a vida e o Filho a salvou das trevas em que ela estava ou poderia se envolver. Quando pensamos em tudo o que existe entendemos que Deus Pai foi quem criou, por isso o chamamos de “Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra”. Depois pensamos em Deus Filho como aquele que já existia com Deus Pai e que se tornou gente como a gente no ventre de Maria. Ele, como humano, recebeu o nome de Jesus e anunciou o Reino de Deus cumprindo a missão que realizava em nome do Pai. Ele nos ensinou a chamar Deus de Pai e nos apontava o céu como aquele lugar onde o Pai está, “Pai nosso que estais nos céus”.
         Jesus também falou do Espírito Santo, que não era o mesmo que Ele e o Pai, mas era Deus como Deus Pai e Deus Filho. Sabemos que o Espírito Santo existe e que Ele é Deus porque Jesus, o Filho encarnado, nos ensinou assim. Jesus falou que o Pai enviaria um Espírito e Ele mesmo, Jesus, soprou este Espírito sobre os apóstolos (Jo 20, 22). Muitas vezes Jesus disse que a Igreja não deveria temer porque, embora historicamente Ele não estivesse com os discípulos, por meio do Espírito, sua presença seria certa e poderosa.
No dia de Pentecostes a Bíblia ensina que o Espírito vem sobre Maria e os apóstolos, os enche de coragem, os une, os ensina a falar uma língua que todos entendem (At 2). E eles entenderam que era Deus quem os envolvia, que era o Espírito de Cristo, o Espírito do Pai, o Defensor, o Consolador.
Ele é o amor do Pai e do Filho. Sim, Deus Pai e Deus Filho se amam tanto, mas tanto que esse amor se traduz numa terceira Pessoa: o Espírito Santo. O Espírito é o elo, "o laço de amor" entre o Pai e o Filho (São Francisco de Sales, DAS 11,139). Deus é um, mas não é sozinho: Ele é Pai e Filho e Espírito Santo. Este último é aquele que faz o Filho viver em nós e nos faz, como o Filho, cumprir a vontade do Pai. Onde está o Espírito Santo, está também Deus Pai e Deus Filho. Deus não se divide, pois é amor, e é assim que Ele é: um só em três Pessoas.
O Espirito Santo é o sopro de Deus em nós. É ele quem dá vida a tudo. O Espírito Santo é a paz que Jesus sopra a todos nós. É a verdadeira força para nossa vida. Ele nos cumula de dons, nos dá sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade, temor de Deus. A verdade só é conhecida neste Espírito. Ele é a luz que guia os que têm fé, ele guia a humanidade inteira. Sem Ele o mundo fica bagunçado e ninguém se entende. Mas com Ele há unidade, sabedoria, força e paz. Ele traz a verdade e a liberdade. A verdadeira alegria é semeada no coração da gente pelo Espírito. Sem o Espírito o mundo fica sem graça.
Ele é também a alma da Igreja. Sem Ele a Igreja não vive e sua missão fica estéril. Nossa união a Deus Pai e a Deus Filho se dá por meio de Deus Espírito Santo. Ele é o protagonista da nossa salvação, o amigo fiel e mais íntimo. É médico que cura, mestre que ensina, voz que grita e consola, o Pai dos pobres. Ele mora em nós. Nós somos seus templos. Ele cria e recria. Dá criatividade a todo ser humano. Ele é nosso advogado, o Paráclito, aquele que nos defende de todo mal.
Ele é, ainda, uma mãe que age sem fazer barulho, age amando porque é só amor e nos quer participantes de sua intimidade. Deus não nos quis nunca fora de sua vida íntima. O Espírito Santo está sempre nos conduzindo à intimidade com Deus uno e trino, por isso ele combate o pecado e luta conosco em nós a fim de que nada nos separe da vida de Deus. É Ele que nos faz compreender quem Deus é e nos faz amar a Deus, bem como amar o próximo como Jesus nos ensinou. Foi Ele quem sempre falou pela boca dos profetas, dos homens e mulheres santos em toda história da humanidade. Ele é o autor da Bíblia, e por isso Ele é o interprete mais fiel. Ele é aquele por quem Deus Pai enviou o Filho, Ele é a força pela qual o Filho procedeu do PAI, e é aquele que nos conduz ao seio da comunidade do Filho com o Pai.
 Sem o Espírito Santo não há felicidade. Sem o Espírito Santo não há paz. Sem o Espírito Santo a vida murcha. Mas com Ele a Igreja louva a Deus e vive o amor caridade como dom fraterno, construindo dia a dia um mundo que já é o céu, porque é Deus quem reina e onde Deus Reina é porque o Espírito Santo atua livre e poderosamente nos corações. Ele é Deus amor, o amor de Deus, o que faz Deus amor ser amor na unidade e diversidade que só Deus pode ser e que nós não conseguimos explicar, mas pela fé, podemos acolher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens