A Ressurreição

A ressurreição de Jesus é o centro da fé cristã. A partir dela tudo se iluminou. Jesus ressuscitou a humanidade inteira ao vencer a morte, as trevas e o pecado. Não há palavras para descrever a ressurreição, há somente experiências. A ressurreição permanece um segredo de Deus. São as experiências que chegaram até nós. Experiências das pessoas que se deixaram envolver pela misericórdia do Senhor. Experiências de quem viveu algo extraordinário e deixou-se transformar. Experiências de quem ressuscitou com o Ressuscitado.

O primeiro relato de tal experiência menciona o nome de Maria Madalena, a discípula amada. Aquela que “primeireou” à porta do sepulcro na manhã de domingo (Jo 20, 1-18). Ela o procurava como seu grande amor. E o Senhor se deixa encontrar para ressuscitar nela a fé, a esperança e a alegria da vida nova.
Depois, temos o relato dos Discípulos de Emaús, provavelmente um casal que desanimado segue no caminho. Jesus se aproximou, como outro viandante, e puxou conversa aquecendo os seus corações. Ele se preocupou com eles, quis saber suas dores e ofereceu o remédio da verdade, já presente nas Escrituras e, agora, plenificada nele. Entrou na casa deles, sentou-se à mesa e partiu o pão (Lc 24, 13-35). Então se fez ver. Ressuscitou a fé, a esperança e a alegria da vida nova.
O terceiro relato mostra os discípulos temerosos e fechados em sua decepção. Jesus atravessa os muros de tudo o que impedia seus amigos de crerem e ressuscita neles a fé, a esperança e a alegria da vida nova. Mesmo quem estava ausente e duvidava, como Tomé, recebe o dom que Cristo conquistou (Jo 20, 19-29).
O quarto relato fala especificamente de Pedro. O primeiro dentre os apóstolos, apostasiou, negou o Mestre. Jesus foi atrás dele. Carinhosamente o esperou com peixe e pão na brasa. Tornou a noite luminosa, a pesca fecunda, o coração leve. “Tu me amas?” “Sim, Senhor, tu sabes que te amo.” “Isto me basta. Apascenta minhas ovelhas, porque eu também te amo.” (Jo 21, 1-13).
Por fim, o Senhor faz da ressurreição uma missão. Os Discípulos se tornam Apóstolos (Mc 16-15-20). Devem levar a Boa Nova a todos os cantos da terra: “Com Cristo se vence tudo! Ele é o Senhor da história”.
Foi por isso que essa graça chegou a você neste dia. Porque, o Senhor Jesus, vencendo o mal e a morte, chega sempre a todos nós e a todo lugar. Chega para nos ressuscitar, para nos trazer a vida novamente. Não importa se estamos no sepulcro, na estrada, fechados e com medo, ausentes e duvidantes. Se permitimos, Deus nos ressuscita. 


Pe. Nildo Moura de Melo, OSFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens