O carisma de São Francisco de Sales - Espiritualidade Salesiana



O contexto cultural, religioso, social, político e intelectual no tempo de São Francisco de Sales é marcado por mudanças. Nos séculos XVI e XVII ocorre a primeira fase da Modernidade, inaugurada por quatro movimentos: Renascimento (e o humanismo), Protestantismo, Descobrimentos e Centralização Política no soberano do Estado (FRANCO, 2001, p.171). Tudo isso gerava uma nova visão do homem sobre o universo, sobre a sociedade, sobre o Divino e sobre si mesmo. Os paradigmas mudavam. A Igreja enfrentava uma forte crise e, como se pode imaginar, para o cristão que quisesse seguir uma vida conforme o Evangelho, exigia-se um bom discernimento e heroica fidelidade.
PAI DE UM NOVO CARISMA. Francisco de Sales é o pai de um novo carisma na Igreja, um carisma que vai para além da fé católica e que conquista a todos porque é amável e doce, firme e constante, humano e positivo.
VIVA JESUS. Está condensado no lema “Viva Jesus” que nada mais é do que viver segundo Jesus, o Filho de Deus, de acordo com os princípios e ensinamento do evangelho, sobretudo, das Bem-aventuranças (RAVIER, 2000, p.68). 
MANSO E HUMILDE. Dizia Jesus: "aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mateus 11, 29). São Francisco de Sales moldou-se segundo estas características que o Cristo diz de si mesmo. Não de aparências, mas de coração.
SUA PRÓPRIA PESSOA. O carisma de São Francisco de Sales é sua própria pessoa. Sim, ele assumiu para si as características do coração do Mestre e moldou seu coração segundo o de Jesus. E para conhecer este carisma é preciso ter amizade com o santo, conhecer seus escritos e viver com os passos que ele descreve, imitando sua mansidão e humilde amabilidade.
ACESSÍVEL A TODOS. Se levarmos em conta a definição de carisma dada por Leonardo Boff[1] de que a pessoa não possui um carisma, mas é possuída por ele” e de que o carisma “está nos seres humanos, mas não vem deles”, por isso é um dom especial da pessoa, podemos dizer que o mérito de Francisco foi corresponder ao dom que lhe foi confiado (perfazer o caminho da humildade e mansidão) e torná-lo acessível a todos que queiram ser amigos de Deus. Ele foi como uma abelha que trabalhou com o néctar colhido no jardim por onde voou e o transformou num doce mel servido à humanidade.
TUDO POR AMOR. Escreveu São francisco de Sales à Santa Joana de Chantal: "Eis a regra geral de nossa obediência, que te escrevo em caracteres grandes: FAZER TUDO POR AMOR, NADA À FORÇA..." É uma regra que se destina a todos, valoriza o cotidiano e inscreve como lei nos corações a Caridade. Trata-se do amor vivido como meio e não simplesmente como o fim de toda ação (Const. OSFS, p.8). Isso se faz visível pela doce humildade e mansidão, visíveis na cortesia e amabilidade para com todos, inclusive consigo mesmo. Para Francisco, só se é caridoso quando se trata o próximo com estas virtudes.
DIÁLOGO. Tais características trazem em si a capacidade de escuta e de diálogo. O carisma salesiano exige o diálogo com Deus, com o próximo, consigo. É um diálogo sempre de coração a coração. E só se dialoga com mansidão e amabilidade quando se é humilde[2] e se tem a certeza de que Deus está presente no que acontece, ainda que misteriosamente. Era assim que vivia Francisco.
PÉS NO CHÃO. Francisco ensina a aceitar a realidade como ela é, a vida como ela chega, para, então trabalhar com a graça de Deus nas transformações necessárias e possíveis. E o ser humano, este microcosmo inserido no macrocosmo, é o espelho frágil onde se reflete a grandiosidade de Deus e onde o cristão pode ver a quantos degraus está na subida rumo à santidade. Trata-se do êxtase da ação, das obras: amo a Deus quando sou capaz de sair de mim mesmo para cumprir as obras que o amor ordena.
NÃO VIOLÊNCIA. Nosso santo vai apresentar um carisma que busca o bem de todos e que se opõe a toda e qualquer violência com quem quer que seja. O que mutila o ser humano é contra o mandamento do amor. Não há espaço para conformidade com o mal, mas só com a vontade de Deus. Vontade esta que está explicita na ordem do universo e na beleza da Revelação. Vontade que pode ser cumprida por todos, em todos os lugares, a todo momento, de formas distintas.
UNIÃO DAS VONTADES. É um carisma que convida à União das vontades. O Deus de Deus é sempre perfeito, por isso nós devemos querer o que Ele quer. E, oxalá, toda a humanidade pudesse querer a paz, a justiça e o bem! Assim, não haveria guerras e fome, rivalidades religiosas e humilhação do próximo, realidades que o santo testemunhava frequentemente.
CARIDADE, RAINHA DAS VIRTUDES. Ele acreditava que a caridade é o ponto de união para todos, pois é como a abelha rainha na colmeia: possui o poder de atrair e dirigir no mesmo sentido os que se submetem a ela.
OTIMISMO. Seu otimismo faz frente aos profetas da tragédia. O ser humano é bom e amável e a Criação é dom de Deus. É preciso acreditar em cada um, a começar pela gente mesmo. Estando no amor de Deus, por ele enxergamos tudo o que há. Por isso, até diante da mais cruel dor, não se faz morrer a chama da fé, nem da esperança. É um carisma que se alimenta da cruz e ressurreição do Salvador. Não paralisa, mas mobiliza. Na cruz encontra o afeto efetivo, solidário. Na ressurreição, no Ressuscitado, a certeza de que Sua presença nos fortalece para o engajamento em prol da vida: “tudo posso naquele que me fortalece”, repetirá com São Paulo.
LIBERDADE. esta é a virtude que carimba como verdadeiro o amor. Deus não força ninguém, ninguém pode forçar outrem: “TUDO POR AMOR, NADA À FORÇA!”.
VIDA INTERIOR. Por fim, importa dizer a primazia da vida interior no caminho salesiano. Fachadas não são bem-vindas para Francisco. Ele mostrava que seu carisma estava destinado a todos que quisessem conservar no íntimo de si o Evangelho e viver como Jesus, por meio de gestos e palavras que não procurassem prestígio em nome de Deus, nem concedesse fardos pesados valendo-se de uma piedade falsa e opressora. O instrumento para isso é um pequenino livro chamado Diretório Espiritual, onde a pessoa é conduzida a Deus por pensamentos e jaculatórias, atitudes e posturas, indicadas em forma de simples exercícios possíveis de serem realizados por quem queira. Ele se faz notar na Filoteia, no Tratado do amor de Deus e nas outras obras de Francisco de Sales e dos seus continuadores.

Para Francisco de Sales Viver Jesus é ser Cristo para o mundo, é encontrar Cristo a toda hora, em todo lugar, em toda pessoa, é amá-Lo como se consegue, sem nada esperar em troca, nem temer. Viver Jesus é ser o que se é com a missão de tornar-se aquilo que se pode ser; é amar, porque o amor é a vida do ser humano (TAD, XI, XX). E Francisco viveu assim. Estas características se notavam nos seus passos. E era justamente isso que atraia. Seu carisma é um modo de viver: sempre com Deus. E o fazer deve ser coerente com este modo de viver. Importa comporta-se como filhos de Deus, de Deus que é amor. E este Deus que não precisava provar seu amor, o fez prova no Calvário, na Cruz. A missão dos que abraçam esse carisma é seguir os mesmos passos: dar a vida por amor.




[1]“Carisma e carismáticos: que energia é essa?” Disponível em: <https://leonardoboff.wordpress.com/2014/08/31/carisma-e-carismaticos-que-energia-e-essa/> .

[2] “Dentre todas as virtudes, vos recomento as duas mais queridas de Nosso Senhor, as que tanto deseja que aprendamos d’Ele: a humildade e a doçura de coração” (Carta 2062 a Joana Francisca de Chantal, 16051607; OEA XXI, 143). “A humildade nos torna perfeitos em relação a Deus e a doçura em relação ao próximo” (IVD III, 8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens