A graça de Deus


Para mim a graça de Deus é a sua própria existência e manifestação a nós, enquanto seres humanos, criados em seu amor. Dizer que uma pessoa é cheia de graça, quer dizer que ela está “cheia” de Deus. Ou seja, que tudo em sua vida é pautado por aquilo que Deus é e o que ele espera que sejamos.
A graça de Deus é tudo o que precisamos e tudo o que devemos buscar. É tudo pelo fato de que, sem ela, não podemos ser felizes, não realizamos nossa missão que é amar a Deus e fazê-lo amado, realizando o bem ao próximo, buscando o Reino de Deus e a sua justiça; tudo o que devemos buscar porque, na graça, conhecemos a Deus e temos a força, a sabedoria e todos os dons e virtudes necessários para sermos fieis e felizes.
Enfim, as coisas existentes são graça e sinais de sua graça. Tudo aquilo que Deus pode e realiza ao ser humano é graça. Jesus Cristo é a maior graça que a humanidade recebeu, pois Ele deu a vida pela nossa salvação, mostrou a face bondosa e amante do Pai e anunciou a vinda da grande graça que conduz a Igreja, que é o Espírito Santo.  A graça é o sabor de Deus, seu perfume. Não a tomamos nas mãos, mas compreendemos ao senti-la tocar em nosso coração. É como se fosse a mão de Deus que nos abraça, que toca o coração, que nos ergue quando caídos, que nos mostra o horizonte. Pela fé reconhecemos a graça, mas ela, enquanto dom gratuito existe, independente de a reconhecermos ou não. No entanto, reconhecendo-a, podemos acolhê-la melhor e isso se chamar “buscar a graça”.
       Agora vou dizer de outro modo.
Deus é tudo em nossa vida. Criou-nos, salvou-nos, cuida e acredita em nós. Acima de tudo, nos ama e nos quer próximos Dele. A graça de Deus é o que nos faz viver com fé, esperança e amor, próximos de Deus. É um presente que Ele nos dá: quando nos criou, a graça maior foi a vida; depois enviou Jesus, mostrando que nos queria para Ele e não estava feliz com o jeito egoísta do ser humano viver. Jesus nos salvou, trouxe-nos a graça da Salvação; com a presença do Espírito Santo, Deus continua a nos presentear com a força, a sabedoria, a esperança, a fraternidade, e assim nos possibilita o conhecimento sempre mais de Deus. É graça que nos conduz, que conduz a Igreja.
Quando a gente ama e vive o bem ensinado por Jesus, vivemos na graça, igual a um peixe dentro do mar. Estando na graça estamos em Deus. Assim como o peixe não pode viver sem a água, nós não podemos viver sem a graça de Deus. O peixe não sabe definir a água, apenas sabe que ela é tudo para ele. Nós nem sempre sabemos definir e explicar a graça de Deus, mas ela existe e é imprescindível para nossa felicidade. Assim quem vive na graça, como o peixe vive na água, vê tudo como graça ou através da graça. O peixe tudo o que vê é água ou através dela e nela, e quando quer olhar para fora da água, não suporta muito tempo, pois foi feito para a água, assim como nós fomos feitos para a graça. É na graça de Deus que vemos as coisas como nos é necessário ver. Nela vivemos e temos tudo o que, de fato, precisamos.
Uma pessoa que tem a graça de Deus é bonita, graciosa, pois estando perto de Deus revela a imagem Dele, a imagem do amor. Somos imagem e semelhança de Deus. Quando mais vivemos na graça, mais humanos nos tornamos, e gestos como o da fraternidade, do perdão, da ajuda, da compaixão, da solidariedade se tornam evidentes em nós. A graça de Deus é o motor da vida do cristão. Esse motor é alimentado pelo combustível da oração e da caridade e nos impulsiona para um destino: os braços de Deus. Esses braços chamam-se o céu, como o lugar ou o modo de viver para onde caminhamos e viveremos depois da morte, mas também significa o jeito mais perfeito, por isso mais fraterno que podemos alcançar em nosso cotidiano, na vida em relação com as outras pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens