A misericórdia de Deus

A Misericórdia de Deus é um amor que não se explica. É aquela força que se aproxima de nós quando mais precisamos. É um amor sem porquês. Deus manifesta o seu poder quando nos ama e o amor mais poderoso de Deus chama-se misericórdia. Foi por misericórdia que Ele nos enviou Jesus, Jesus tudo fez - e na Cruz se entregou, ressuscitando ao terceiro dia, - por misericórdia. O Espírito Santo é Espirito de misericórdia, faz de todos nós a sua casa, o seu santuário. É um amor que surpreende!
De Deus não precisamos ter vergonha nem medo. Ele ama-nos em nossa miséria. Tem seu coração naquilo que é miserável em cada ser humano. Detesta o mal que nos machuca e nos corrompe, mas dá a sua vida pelo pecador, pelo sofredor.  Conhece-nos e enxerga em nós aquilo que somos, muito mais do que nossos pecados. Somos frutos de sua mão amorosa. Deus não se detém em nossos erros, ele fixa seu olhar na preciosidade de seus filhos e filhas, como um Pai e Mãe amorosos que contemplam com ternura a fragilidade do filho.
Sua misericórdia é um amor que cura, que liberta, que regenera, que santifica. Mas também compromete. Muitas das feridas humanas persistem porque a pessoa resiste a entregar-se ao amor de Deus. Querem ser autossuficientes, não perdoam a si mesmas, julgam merecedoras das penas que sofrem. Enquanto, da parte de Deus, Ele quer a liberdade e alegria de todos.
A misericórdia tanto mais se manifesta em nossa vida quando nós a praticamos. Aceitando-a de Deus e concedendo-a ao próximo. Deus nos dá sua misericórdia com o dom Divino que a alma sente. Na maioria das vezes, no entanto, ela vem através do perdão de um amigo, de irmão, de um companheiro de jornada. É preciso acolher a misericórdia quem vem do nosso semelhante, pois Deus age em todo ser humano. Igualmente é necessário ser canal da misericórdia, perdoar e amparar. Essa é uma missão nossa.
“Mas, padre, tenho dificuldades em perdoar; tenho dificuldades para ter paciência; não é fácil entender os erros dos outros.” Com Deus se consegue, minha gente! A misericórdia vai conduzindo nossa vida quando nos dispomos a deixar que o melhor de nós venha à tona. O melhor de nós revela o rosto de Deus que é misericórdia. A misericórdia é a vocação do cristão, é um chamado de Deus. E quando Deus chama, também capacita, ampara, ajuda. Por isso, é preciso ajudar o outro, principalmente quando está com fome, sede, nu, doente, abandonado, preso, é estrangeiro e, até mesmo, quando morre. Ajudar o outro, como o Bom Samaritano; acolher o outro, como Pai do Filho Pródigo; buscar quem ficou perdido como o Pastor das noventa e nove ovelhas e a Mulher que perdeu sua moeda; isso é ser misericordioso. Isso é estar no caminho da plena felicidade evangélica.
Hoje, Deus te envolve nessa misericórdia. Deus te leva ao ventre Dele e te gera novamente com ternura. E faz isso porque Ele precisa te ver feliz, Ele quer tua vida fazendo-se missão na vida dos outros. Você é catequista Dele. E Ele sabe do bem que você tem feito ao ecoar Sua palavra à tantos corações. Receba a misericórdia de Deus! Ele te envolve com a ternura desse amor inexplicável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens