Dinâmica para reflexão da Perícope da Samaritana


Distribuir um copinho descartável
Distribuir o desenho de um coração em papel azul claro

1º Passo
Ler a perícope Jo 4, 1-42

2º Passo
Iniciar o diálogo com os participantes.
Resultado de imagem para cantaro da samaritana
Amigos, cada um de nós recebeu um coração de papel. Tomemos este coração nas mãos e, olhando para ele, vamos refletir.

Façamos o exercício de recordar o que cada um de nós pensou nesta última semana, nos mais recentes sete dias que se passaram.
O que andou tendo espaço em nosso coração? Vamos penar nas coisas boas, mas também nas coisas ruins que nós pensamos e sentimos.
Pensemos na gratidão que sentiu nosso coração, na alegria, na solidariedade...
Pensemos na tristeza, no medo, na raiva, no ciúme, no egoísmo...
O que se passou em nosso coração nos dias desta última semana?

3º passo
Todos recebemos um copinho. Ele representa o balde, o cântaro da samaritana. Representa o coração dela, o coração de quem tem sede de vida, de amor, de liberdade e paz. Acima de tudo, representa o nosso balde, o balde onde nós nos damos aos outros, o balde onde nós buscamos “água” no poço de nosso próprio coração.

4º Passo
Agora, vamos rasgar este coração em vários pedacinhos e colocar estes pedacinhos no copo.
Depois de rasgado, vamos dar este copo com o nosso coração, e tudo o que nele existe, para a pessoa que nós mais amamos. Vamos dar para que ela possa beber tudo o que o nosso coração tem, tudo o que nele existe, para que isso sacie sua sede.
5º Passo
Muitos de nós hesitamos em dar o nosso próprio coração à pessoa que nós mais amamos. Pois, sabemos que, apesar de amarmos muito as pessoas que nos são importantes (filhos, pais, irmãos, cônjuges, amigos), e de fazermos o possível para lhes dar o melhor, nem tudo que está em nosso coração pode ser dado a estas pessoas. Nós não somos perfeitos, nós temos coisas ruins que se misturam, até mesmo sem nosso consentimento, às coisas boas que trazemos em nosso coração.
Queridos amigos, existe alguém que pode nos oferecer inteiramente a sua vida, o seu coração. Existe alguém que tem água pura sem nenhuma mistura de qualquer coisa ruim: é Jesus, o mesmo que se encontrou com a Samaritana e lhe ofereceu uma “água viva que jorra para a vida eterna”.

Traga as pessoas que você ama e venha você mesmo à esta fonte de água viva. Por mais que queiramos, nós não somos capazes de oferecer todo o bem que é necessário às pessoas que amamos. Mas Jesus, sim. Ele tem todo bem. Ele é capaz de saciar toda sede. Ele é a vida plena que tanto anseia nossa vida caminhando ao meio-dia da existência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens