O gabarito da prova

A mãe chegou em casa, cansada do trabalho, e viu a filha, de 10 anos, entristecida. Aquilo lhe incomodou. Aproximou-se ternamente e perguntou:
- O que aconteceu, filha?
- Mãe, por que não recebemos o gabarito de todas as provas antes de ter que realizá-las? 
- Por que essa pergunta, filha?
- Acho que fui mal na prova de hoje.
Abraçando-a, a mãe lhe disse:
- Talvez não recebamos o gabarito das provas que temos aqui. E nem é bom que isso mude. Mas há um gabarito mais importante, o último da nossa vida: esse sim, já recebemos antecipadamente. 
- Qual, mãe? Disse a menina um pouco assustada.
- O gabarito da prova que Jesus nos fará quando chegarmos no céu.
 - Jesus fará uma prova?
- Sim, minha filha.
- E como será?
- Ele nos fará seis perguntas: 
Eu estava com fome, me destes de comer? 
Eu estava com sede, me destes de beber? 
Eu era estrangeiro, me recebestes em casa? 
Eu estava nu, me vestistes? 
Eu estava doente, cuidastes de mim? 
Eu estava na prisão, fostes me visitar?” (Mt 25, 35-36).
- Mãe, mas como é que vamos fazer isso para Jesus?
- Filha, Jesus disse que, todas as vezes que fizermos isso a um dos menores de seus irmãos, é a ele que estaremos fazendo (Mt 25, 40). 
- É verdade, mesmo! Já temos o gabarito, respondeu surpresa a menina. 
- Mas, então, mãe, por que muita gente não acerta?
- Porque estas resposta não são discursivas, filha. Estas respostas não se pode dá-las com letras no papel ou com um relato bonito. São respostas que se dá com a vida, com estes gestos que Ele pediu.

- Bem, mãe, acho que aprendi uma coisa: para as minhas provas escolares, vou ter que estudar mais, porque não tenho o gabarito. E para a prova de Nosso Senhor, vou cuidar de não esquecer a resposta que Ele já deu. Eu já sei o que me será pedido quando eu chegar no céu. Vou fazer o possível para gabaritar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens