Qual é a sua prioridade?


Mais uma vez eu chego e encontro você ai, de novo, se perguntando: por que a vida tem este destino?; por que as coisas saem diferente do que desejo? Seu coração parece um tambor num grupo carnavalesco: pulsa forte e tem um ritmo, mas este ritmo nem sempre acompanha o passo da banda da vida. Você sorri, mas a vontade era de jogar tudo para o ar e recomeçar num começo que não pode existir mais. A vida parece pesada e seu peso não pode mais ser recusado. Uma situação sufocante.
Sabe, o coração da gente quer muita coisa, mas precisa de pouco. Quando a gente escolhe um caminho, a princípio quer caminhar, mas implícito está o desejo da chegada. Querer caminhar é pouco. Querer a chegada é muito. Acerta quem entende que a chegada se dá passo a passo, quilômetro a quilômetro. Acerta quem prioriza o caminho quando o caminho é a única coisa que se tem. Aqui está a chave para libertação de muita gente que se encontra presa na angústia de uma vida sem sabor: as prioridades.
Em muitos casos, percebo que o problema não está nas pessoas, mas nas prioridades que elas elegeram. Sim, elegeram coisas de valor inferior e tiveram resultados inferiores aos sonhados, por isso não se realizam. No entanto, muitos preferem colocar a culpa em si, nos outros, no destino. Esquecem de trançar as linhas da vida para formar o recipiente que abarca o tudo e o pouco que ritmiza o coração. E este trançar ocorre quando elegemos bem nossas prioridades.
Preste atenção: quais são as suas prioridades? Não me refiro àquelas que você elegeu ao iniciar seu caminho, mas aquelas que estão vigorando em seus passos atuais. Continuam sendo as mesmas? Você tem investido e insistido com elas? Sua profissão tem lhe satisfeito porque veio ao encontro de seus anseios, ou se tornou amarga pelo fato de que as prioridades mudaram e já não encontra mais aonde encaixá-la? Prioridade é o que vem em primeiro lugar, é aquilo que nos faz abandonar todo o resto por causa dela e que norteia todas as outras escolhas e decisões. Prioridade é o nosso ser ligado a algo, como a criança no ventre materno ligado à mãe pelo cordão umbilical.
Não troque de lugar as coisas que possuem maior valor, a não ser que estejam em lugar inferior. Na maioria das vezes, o problema reside nesta inconstância e nas escolhas equivocadas que muitos fazem. Não se confunda. Dê atenção aos valores que estão em primeiro lugar. Fora desta ordem, surge a confusão, e da confusão brota a angústia que pesa muito e leva ao desânimo.
Se Deus é prioridade, deve receber sua atenção a toda hora, você precisa falar com Ele e ouvi-lo falar, nos domingos deve ir à sua casa, pois afinal, você mesmo diz que Ele tem o primeiro lugar em seu coração. Não se contradiga. Faz mal a você mesmo. Reveja, também, sua maneira de ser com sua família. Pode ser que você, mesmo sentindo que a ama acima de tudo, não tenha agido em conformidade com este sentimento. Faça isto, vale a pena!
Revisite ainda, sua profissão. Ela está gerando o que você elegeu como prioridade? Não tenha medo. Procure a luz, pois a luz é melhor que a escuridão. Talvez sua vida não tenha sido tão boa porque suas prioridades não o sejam. A vida é única, as prioridades mudam. De vida não podemos migrar, mas de prioridades, sim. Uma escolha bem feita pode mudar a vida e uma vida mudada por uma prioridade é o resumo da sabedoria infinita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens