Historinha para entender a Quaresma


Deus pediu a um de seus anjos que visitasse a Criação. Quando voltou, o anjo contou sobre toda a beleza que viu e disse que estava impressionado com a perfeição de tudo o que Deus fez. "Mas, Senhor, - disse ele - uma coisa não entendi: qual a lógica da perfeição dos homens? Por que cada uma das pessoas tem apenas uma asa invisível? Nós, anjos, temos duas. Eles não poderão voar com uma só”. “Eles poderão voar, sim - disse Deus. Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais alto do que imaginam. Para voar, meu anjo, você precisa de duas asas. Os humanos também. Mas como eles só tem uma asa, então precisarão sempre abraçar, abraçar o outro. E terão sua segunda asa. Somente amando é que poderão voar. Tocando outra pessoa em um abraço fraterno e afetuoso, eles poderão encontrar a asa que lhes falta e poderão ir bem alto. Somente através do amor irão chegar até onde estou. E eles nunca, nunca estarão sozinhos quando voarem. Passarão o céu sempre acompanhados, sempre trazendo alguém junto, sempre sendo trazidos por alguém." 
Amigos, hoje começa o nosso retiro comum, a Quaresma. Marcados na fronte com cinza e o sinal da cruz, nos retiraremos, mesmo imersos nos compromissos diários, para uma experiência do magnifico amor de Deus encarnado e plenalizado em Jesus de Nazaré. Serão quarenta[1] dias em que a liturgia será mais silenciosa, falará de conversão e o roxo cintilará perante nossos olhos. Quarenta dias de escuta atenta ao nosso Criador.
Nestes quarenta dias estaremos buscando encontrar a asa invisível presente em cada irmão e irmã. Com a Oração obteremos os olhos de Deus para enxergá-las. Com o Jejum evitaremos o que torna pesado nosso voou. Com a Esmola estenderemos o braço e a mão para o outro/a e daremos aquilo que ele/a precisa para poder voar ao nosso lado. Quaresma não é um tempo enfadonho, triste e sem graça. Não! É um tempo para tirarmos de nós e de nossas comunidades aquilo que torna as pessoas tristes, amargas e lhes rouba a graça. Acima de tudo, é um tempo para afeiçoarmo-nos a Cristo e viver na sua justiça, no seu caminho. Quaresma é um tempo para exercitar-se na missão de amar melhor.
Viva bem a quaresma. Esteja com Cristo no deserto. Exercite-se na prática das virtudes que Ele testemunhou: a Oração, o Jejum e a Esmola. Recomece: a Igreja está com você, está conosco. Com a cinza em cruz na fronte, façamos da quaresma uma fonte de força para nossa missão. Convertei-vos e crede no Evangelho! (Mc 1, 12-15). Corra para estar solidário à outra pessoa. Nela está a asa que o completa para o voou a Deus.


[1] Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens