Eu acho que agora é hora de falar de pai


Eu acho que agora é hora de falar de pai. Eu não tenho certeza se será fácil. Mas é hora de falar de pai! Pai. Cada um tem o seu e cada qual tem uma experiência diferente. Ausência, carinho, saudade, benquerer, medo, arrependimento, raiva, gratidão, orgulho ou, simplesmente, a mistura destas coisas. Tudo isso, nesta data, não passam sem resvalar na gente, mesmo que nos façamos de durões. Se a lei da vida supõe um pai, é porque há uma razão nisto. Pai não é acidente. Pai é um tanto da gente. A gente é um tanto pai. É assim que a vida nos veio.
Vejo nos post das redes sociais um adjetivo muito peculiar: meu pai, meu amigo. Mas o pai não é nosso amigo. Ele é nosso pai. Não, não estou dizendo que estamos mentindo quando dizemos isto, só estou pensando naquilo que ele é: Pai. A relação só é autêntica quando cada um guarda sua identidade.
Pai era para ser aquela pessoa que nos daria carinho, exemplo e retidão na vida. Que com uma expressão dura nos cobraria e com um sorriso nos encheria de confiança, com um braço nos empurraria e com o outro nos abraçaria, que com uma mão nos apontaria o caminho e com a outra nos acariciaria se tivéssemos medo, que com o suor nos traria o pão e com o seu descanso nos enchesse de alegria, que quando entrasse em nossa casa ela se transformasse no lugar mais seguro do mundo, e ao sair, nos deixasse com a certeza que retornaria bem. Pai era para ser o companheiro fiel de nossa mãe, o herói de nossa família e o espelho de nosso proceder. Pai era para ser pai, e se fosse pai, seria aquele do qual jamais teríamos receio, seria melhor do que qualquer amigo.
Que bom que vejo gente que se regozija em poder dizer isto do seu pai! Aqueles que não o podem eu lhes falo em perdão e em compreensão. Outra coisa não tenho para dizer, e nem sei se haveria. Se a palavra pai e a figura dele lhe machuca, não esconda, não retenha as lágrimas, mas as transforme em algo de bom. Só assim poderá romper com esta corrente de amor incompleto. E para quem já não tem o pai neste mundo, só digo que um olhar para Deus pode acalentar o coração. Tente! Não sofra, pense que o melhor presente de um filho para seu pai é um lindo sorriso no rosto, é um lindo sorriso no rosto!
             Vou terminar. Neste dia dos pais busquemos deixar que o melhor de nós esteja em relevo. Felizmente, este conselho se torna obsoleto para muitos filhos. Eles têm o “melhor pai do mundo”. Assim, é mais do que óbvio que deixaram se invadir pelo melhor que são. Porém, aos que não tem um pai presente para lhes comunicar tudo isso e aos que não tem o amor que desejariam ter pelo pai por causa das nuances de sua história, lhes indico esta atitude como um modo de virar o jogo. Tem tantos filhos e pais que poderiam receber o nosso carinho para poder ter um dia mais especial nesta data. Tem tantos homens que não recebem o carinho de seus filhos e que sofrem com a dor de não ter o carinho dos filhos. O mesmo se diga de tantos filhos. Então, por que não ir ao encontro deles?! A festa não precisa acontecer sempre no mesmo endereço, nem mesmo com os protagonistas de sempre. Pense nisso! Abençoado dia a todos! Aos pais, um feliz dia, um dia feliz, feliz dia, porque pai é só um!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens