Orquídeas - Espiritualidade Salesiana



     Vi sobre um tronco podre em meio à mata uma linda orquídea. As cores roxa e branca rodeadas pelo verde das folhas e atingidas pelos raios do sol chamaram-me a atenção. Orquídeas são belas e a beleza delas me absorvem. E foi nesta admiração repentina que colhi um ensinamento para minha vida. Quiçá, possa servir a ti também!
     A orquídea que vi era esplendorosa. E sabe onde estava? Sobre um tronco podre. Sobre um tronco podre caído ao chão, sem beleza nem vitalidade. O esplendor das flores contrastava com a feiura da esterilidade daquele tronco. Morto e podre o tronco parecia imprestável. Mas a orquídea (que nem pensa), não pensou assim. Arranjou um jeito de sobreviver quando caiu sobre aquele tronco.
     Sabe, eu me vi naquela flor. E enxerguei muitas coisas de minha vida naquele tronco. Me pus a pensar: “ - por que não deixas que o esplendor de tua vida alcance a beleza que estas orquídeas alcançaram?" " - Ah, porque muitas vezes as coisas da minha história parecem um tronco podre e infértil." " - Muito bem, meu caro, mas me diga, sobre o que floriu estas orquídeas?" " - Sobre o tronco podre." " - Pois, então, nenhum momento ruim, nenhum fato dolorido, nenhum sentimento estragado, nenhuma situação de morte deve servir de desculpa para se envolveres nas trevas da desesperança nem te fazerem desistir das tuas metas. Olha estas orquídeas. São lindas mesmo em meio à podridão. Olha estas orquídeas. Não culpam as outras plantas por sua situação, não se lamentam pela terra fresquinha que tem a Avenca, não tem ciúmes das parasitas sobre as árvores vistosas, não se prendem ao passado. Florescem. Sua missão é florescer, então florescem.” Esta foi a conversa que tive comigo mesmo.
     Meus amigos, quantos de nós, volta e meia, não está sobre um tronco destes? Desânimo, culpa, tristeza, decepção e raiva são os sentimentos a que, muitas vezes, damos ouvido, não é? Pois então, que tal imitarmos a orquídea? Talvez vai demorar um pouco para ver as flores, afinal, pode não ser a estação correta, pode ser que os caules e folhas de nossa vida ainda estejam crescendo. Enfim, pode demorar um pouquinho, mas vamos fazer o possível para florescer, lá onde Deus nos plantou, como dizia São Francisco de Sales. Sim, florescer, apesar do tronco podre, da dor e da angústia. Florescer! Florescer!
    Todo mundo nasceu para dar certo na vida. Outra mensagem é mentira. Estejamos convictos disso e jamais desistamos. A diferença está na orquídea e não no tronco apodrecido. A diferença está no que optamos por fazer e não nas situações que nos surpreendem. Até na podridão se encontram coisas boas, selecionemo-las. Até no sofrimento há elementos do qual se pode tirar a seiva pra vida continuar bela como deve ser, filtremo-los. Como a orquídea, floresçamos, sem medo, sem desculpas, sem desânimo: floresçamos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens