Só quem cultiva a alegria pode ser realmente livre


Só quem cultiva a alegria pode ser realmente livre. Aprendi isto com a liberdade que sinto quando encontro uma pessoa alegre e quando cultivo esta alegria, independente da situação pela qual possa estar passando. Uma pessoa alegre é mais potente que uma bomba. Quando explode em seu sorriso, derruba as grades da tristeza que aprisionam todos quanto estão próximos. Os faz livres! A pessoa alegre é alguém que atrai. Por quê? Porque irradia boas energias, estas energias puras que Deus nos deu, as energias da vida. É como se o sorriso alegre fosse um grande telão mostrando os capítulos bons na novela da vida real. Assim, a pessoa alegre consegue ser um protótipo do bem viver.
Há alegria por consequência, fruto do sucesso em alguma empresa. É aquela que nos invade quando tudo dá certo: um filho que nasce, aquela nota dez na prova, o time que vence o campeonato, uma visita que chega, um elogio e um presente que se ganha, etc. Alegria que vem por consequência de algo bom. Há também, a alegria como atitude. É uma postura. Se é alegre para que tudo dê certo e não só quando as coisas dão certo. Compreendem a diferença? A primeira é uma atitude sadia, a segunda, mais do que uma atitude sadia, é uma atitude sábia, virtuosa. É a atitude de quem quer ser feliz e toma a alegria como caminho.
Sabe-se que pessoas que passam por dificuldades as vencem porque tiram das coisas mais triviais, gotas de alegria. Sabe-se também, que a dor não é diminuída pela alegria, mas que a força emerge com mais brilho em quem encara com alegria. Quando se está junto de uma pessoa alegre, tal alegria contagia, derruba os engessamentos, as desconfianças, os medos, os preconceitos. Ser alegre é ser otimista, é acreditar, é investir na vida. Portanto, para quem quer vencer na vida e ajudar os outros, a alegria é uma missão, um caminho, um jeito de driblar as dificuldades. A alegria ilumina. A alegria transforma. A alegria surpreende.
Ser alegre é transformar a realidade. Na alegria não repousa nada de mal. A alegria não machuca. A alegria não fere. A alegria só nos arrasta. Nos arrasta para o lado da vida que tínhamos ignorado, ou esquecido, ou que nos fora roubado. Você é realmente realizado quando descobre que para chegar a isso não basta sentir-se amado, mas antes, amar e fazer feliz. Com alegria tal objetivo é mais viável. Sim, porque, como disse Jesus, a felicidade está mais no dar do que no receber. Quando a tua primeira preocupação é fazer os outros felizes, então pode concluir que está no caminho certo para a felicidade. Seja alegre e a alegria será tua felicidade. Seja alegre e entenderás a liberdade da qual desfrutam os passarinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens