Do outro lado do rio


Hoje alguém me convidou para conhecer um rio. Quanto entusiasmo! Mas que rio será? Eis o questionamento. Respondi positivamente ao convite e me pus à disposição para mergulhar e seguir meu amigo a fim de conhecer as novidades que ele quisesse me mostrar.

Tudo parecia bonito! Fui aos poucos percebendo que este meu amigo me levava cada vez mais para o profundo, e mais fundo, e eu fui, eu o segui. Fui vendo coisas novas e outras tantas repetidas. Era interessante porque a cada momento me envolvia mais e mais. Eram sinais, eram matérias, tudo me falava de alguém muito especial e de uma relação muito próxima. Repito: fui vendo as coisas cada vez mais bonitas, mais entusiasmantes e sedutoras. Fui vendo que os perigos do rio poderiam sim, ser desviados, que aqueles medos que anteriormente possuíra ao entrar nos rios não eram assim tão temerosos.

Que grande surpresa tive quando sai das águas e me percebi às margens do rio de sempre. Mas como no mesmo rio? Isso é impossível! E as coisas diferentes, e as novidades?

          Veio o silêncio, o encontro dos olhos,...

Meu amigo tinha entrado comigo pelo outro lado do rio por onde nunca eu tinha entrado nem olhado, embora sempre ali estivesse.

Foi assim que conclui: valeu a pena seguir um amigo que me convidou a entrar num rio, nada mais, nada menos do que aquele em que sempre estive - minha vida. Ali eu pude encontrar lembranças que tinha perdido, recolher detalhes despercebidos, marcas e sinais de uma existência, da minha própria existência.

            Aprendi olhar a vida dos vários lugares e ângulos possíveis. A vida é mais do que se sabe. Entre no rio de sua vida pelos vários lugares que for possível. Olhe com seus olhos, mas também com os olhos das pessoas que ama e daquelas que precisa amar. Como eu, você descobrirá muita coisa, valorizará algumas coisa bem mais do que tem feito; à outras não dará mais tanta atenção; será mais doce ou mais duro; amarás mais. Pois de qualquer lugar que se entre neste rio, só mergulha quem respira amor e o tem suficientemente para descer aos recantos mais profundos, sem precisar retornar apressado à margem. Não há outro rio, nem outra vida, mas há um outro lado do rio e da vida que você pode conhecer sempre que quiser mergulhar no infinito mistérios do seu profundo correr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens