Justiça, Misericórdia e Fidelidade


Justiça, Misericórdia e Fidelidade!

Nosso Salvador, Jesus Cristo, tinha diante de si uma multidão. A maioria em estado de sofrimento, desilusão, desamparo. Hora esta multidão se reunia em grande número para ouvi-lo, hora Ele a encontrava na singularidade de cada pessoa e de sua dor. Nosso Senhor tinha optado por amar a todos, amando um por um e lhes comunicando a salvação. Tudo isso o fazia com um coração Misericordioso, pois misericórdia significa “ter o coração na miséria do outro”. A misericórdia de Cristo estava sustentada por sua consciência justa e pela prática da justiça. Justiça é dar á cada pessoa aquilo que lhe é de direito, ou seja, aquilo que lhe é necessário para viver dignamente. Esta Justiça de Cristo era sinal da fidelidade que tinha para com Deus Pai que lhe enviara para semear o céu na terra.

Justiça, Misericórdia e Fidelidade são princípios que dão ao ser humano a autoridade para dizer que verdadeiramente ama a Deus. Sem justiça, misericórdia e fidelidade é impossível viver a Lei de Deus. O resto é aparência. E aparência não salva ninguém, “não deixa o copo, nem o prato limpo”, mas se torna ilusão, enganação. Nosso Salvador pede sinceridade, isto é, fazer todas as coisas com justiça, sempre praticando a misericórdia para poder ser fiel aos ensinamentos divinos. É preciso ser fiel ao que se ensina, ao que se faz, ao que se representa.

A multidão de sofredores que seguia Jesus ouviu-o, certa vez, ele chamando-as de bem-aventurados, felizes, porque tinham como regra de vida a justiça, a misericórdia e a fidelidade. No evangelho está escrito que os mestres da Lei e fariseus foram chamados de hipócritas e receberam a advertência: “aí de vós”. Se vivermos como eles, será isto o que ouviremos de nosso Senhor. Se vivermos a Justiça, a Misericórdia e a Fidelidade, então a nós serão dirigidas as palavras do sermão da Montanha: vocês são bem-aventurados, vocês são felizes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens