Espiritualidade da Manjedoura


Inicia com a oração – Pai nosso, Ave Maria
                                           
Animador: Um dos elementos importantes da cena do Natal de Jesus é a manjedoura. O Evangelho nos conta que, não tendo onde reclinar o menino, sua mãe o enrolou em faixas e o pôs na manjedoura.
Vamos, na asas da poesia, tentar dar vida àquela Manjedoura e ouvir dela mesma o que sentiu ao receber o próprio Deus feito criança.

Palavras da Manjedoura (Alguém declama a poesia, se possível, com acompanhamento musical)

"Eu não imaginava que seria escolhida. Imagina! Quando é que pensaria que naquela noite iluminada, em mim, se confirmaria, a maior das profecias. Confesso, eu não entendia porque aquele pobre casal que chegava de viagem, deitava sobre mim aqueles panos, enchendo-me de uma estranha coragem.

Mas, de repente, eu ouvi no silêncio da noite clara, singelo, puro e verdadeiro, um choro que desatara. Então eu vi aquele homem soluçando, eu vi aquela mulher sorrindo entre lágrimas. 'Filho!' A primeira palavra que ecoou depois que a Luz se fez Humanidade.

Sou talvez aquilo que nem sei de mim. Porém, feliz eu sou como ninguém. Minutos depois tinha sobre mim o menino Deus a quem todos rogam e dizem: Amém Dormiu tranquilo e sereno. Eu era todo luxo que o rei desfrutava. Indigna, claro! Me senti assim. No entanto, silenciei. Ele não reclamava. Senti sua respiração, as batidas de seu pequeno coração. Deus respirava do mesmo ar que eu, e era tão frágil. Confundia minha compreensão.

Pensava naquele casal de jovens pais. Quão grande sua missão! Pensava também, nas pessoas deste mundo, 'nas pessoas da pensão'. Deus fazia-se irmão da humanidade, pobre, pequeno, anônimo e feliz. Sem casa e sem berço, sobre uma manjedoura longe da cidade. Sobre mim..."

Silêncio

Estamos às portas do Natal. A figura da manjedoura apresenta-se a nós novamente. É símbolo do nosso coração, da nossa casa, do nosso grupo, da nossa Comunidade.
Quantas pessoas estão em nosso coração! Quantas coisas estão presente em nossa vida!
Cada um de nós vai receber uma tirinha de papel. Representam as palhas que haviam na manjedoura da noite de Natal. Vamos oferecer nelas, um lugar para o Menino Deus reclinar. Escreva nesta tirinha o nome de pessoas que você quer oferecer a Jesus Menino neste Natal. Escreva sua gratidão e seu pedido para ser posto na Manjedoura. É sua confiança que você oferece a Jesus. Que Ele repouse e aqueça com sua ternura de criança estas pessoas, que ele tenha como acolhida a sua gratidão e que o Pai receba seus pedidos através do coração do Menino Deus.

Música instrumental: Todos escrevem o nome das pessoas que querem pôr na manjedoura, os pedidos e a gratidão.

Animador: agora vamos pôr as tirinhas na manjedoura, como um ato de fé e de amor.

Menino Jesus: Entra uma criança vestida de túnica branca com a imagem do Menino Jesus  e o reclina na manjedoura.
O animador convida para cantar o canto “Vinde, cristãos!”

Vinde Cristãos
Vinde Cristãos, vinde à porfia
Hinos cantemos de louvor
Hinos de Paz e de alegria,
Hinos de anjos do Senhor
Glória, a Deus nas alturas
Glória, a Deus nas alturas
Vinde juntar-vos aos pastores
Vinde com eles a Belém
Vinde correndo pressurosos,
o Salvador que enfim nos vem
Foi nesta noite Venturosa
do nascimento do Senhor
Que anjos de voz harmoniosa
deram a Deus o seu louvor

Reza-se o Pai nosso novamente e a Ave Maria.
Pede-se a bênção de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens