Eu acredito no sonho Dele

“Um certo dia, a beira mar, apareceu um jovem galileu”, sem muita explicação, começou a falar de “um certo reino”, de um Deus que era Pai, que amava sem limites e, por isso, queria o bem para todos os seus filhos. Esse jovem era diferente, amava como ninguém havia amado. Sua simplicidade no conversar, sua mansidão, a paz e a esperança que transmitia, seu jeito puro de perdoar e modo honesto de denunciar, mostravam alguma coisa maior do que tudo o que os olhos das pessoas daquela região e daquele tempo haviam visto.[1] Ele mexeu com todo mundo. Para muita gente, Ele fez a vida valer a pena novamente.
Já imaginou se pudéssemos falar com Ele frente a frente, se pudéssemos chegar à carpintaria de Nazaré, puxar uma cadeira e conversar com Jesus. Teríamos muitas perguntas a lhe fazer. Talvez uma delas seria: Por que você fez e faz tudo desse jeito? Qual o motivo de tanto empenho em suas atitudes e de se dedicar com tão seriedade a coisas pequenas?
Penso que ele diria: É porque eu tenho um sonho, um grande sonho: um mundo onde as pessoas se amam e se empenham pela felicidade uns dos outros.
Então, imagino você, eu, nós com nossa missão, fazendo o mesmo o que ele fazia lá na Galileia, por causa do mesmo sonho. Imagino você e eu respondendo às pessoas que curiosas nos perguntam: “Qual o motivo de você doar seu tempo na Igreja?" Então você e eu respondendo: "É por causa do sonho Dele".
As pessoas não entenderiam, mas nós entendemos. Quantas vezes repetimos a nós mesmos: “Faço tudo isso por causa de Jesus. O sonho Dele se tornou meu, eu o escolhi e o abracei e acredito num mundo melhor vivendo do jeito de Jesus!”
É por acreditar no amor, na bondade, na partilha, no perdão, na justiça, na fraternidade e no Reino de Deus que nos doamos. É por causa do sonho Dele, daquele jovem que a beira mar chamou alguns homens para segui-lo, que pediu ajuda às mulheres, acolheu os marginalizados e falou às crianças. É por causa do mundo novo que o Evangelho nos faz correr em busca, por causa de um coração que pulsa insatisfeito quando vê o mal vencendo nas casas, nas ruas. É por causa  disso que estamos a serviço de Nosso Senhor, acreditando e anunciando o sonho do jovem galileu. Sim, é por causa do sonho Dele que estamos aqui. É por causa do sonho Dele que continuaremos, é por causa do sonho Dele que a nossa vida tem sentido.







[1] Padre Zezinho. “Um certo Galileu”. LP um certo Galileu, Paulinas COMEP, 1975.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens