Tudo o que somos


Nós somos o sonho de Deus. O Criador que em sua infinita bondade modelou-nos e nos deu a vida, viu que éramos bons, por isso nascemos para o bem e o que é bom. Na medida em que o tempo vai passando, precisamos nos dar conta que é preciso crescer, tornar-se melhor diante dos homens e do Senhor, pois nascemos como bons numa bondade sempre crescente.
         A filosofia e a teologia de maneira resumida – diz Pe. Fabio de Melo – conceitua pessoa como “dispor-se de si para dispor para os outros”. Ou seja, o conceito de ser alguém está intrinsecamente ligado ao ser para alguém: ser uma amigo, ser um irmão, ser alguém que se importa.
Somos sonho de Deus, somos alguém quando podemos ser alguém para outros, mas não só isso. Santo Irineu e a Teologia Patrística nos ensinam que, de alguma forma, somos Deus – Deus é Deus em nós. O homem e a mulher, imagem e semelhança de Deus, são também presença viva Dele. Tudo de bem que Ele planejou, nos deu. Sua graça continua infinitamente agindo em nós e por meio de nós.
Graça de Deus é um movimento que nos faz sermos o que somos e essa graça nos leva todo dia à conversão. Conversão pode ser entendida como a tomada de posse do que se é. Isto mesmo: embora sabendo quem somos, precisamos todos os dias lutar para resgatar o nosso ser. Como? Não deixando nossa identidade se perder nas estradas que aparecem. Converter, mudar a rota quando o caminho adentrado não convém à grandeza e a pequenez de quem somos. E aqui São Francisco de Sales nos ilumina com suas instruções ao dizer: "sê o que és e o seja perfeitamente". Se não estamos sendo quem deveríamos ser, então é preciso conversão. Para tomar posse do que se é, precisa-se realmente começar a conhecer-se, sem negar nenhum ponto existente, seja ele positivo ou negativo. Os pontos positivos deverão ser sustentados por tudo o que temos, começando pela fé, acreditando no “bom” que fará muito bem.
Em relação aos defeitos, é preciso conhecê-los em si e a razão de o possuirmos. Nós somos nossas qualidades e nossos defeitos, mas eles não são a pessoa que somos. Quando descubro onde está o meu defeito, ali saberei como vai nascer a minha perfeição, porque quando sabemos onde está a doença, vamos diretamente tratá-la.
Sendo assim podemos afirmar que conhecer-se bem é conhecer a Deus e aproximar-se Dele. Essa aproximação consiste principalmente em dois itens – gratidão e misericórdia. Descobrindo-nos, alicerçados pela fé que temos em Deus, poderemos ser-lhe gratos, agradecer a Deus que tão bem nos fez em dar-nos qualidades, potências, diferenciando-nos. O amaremos mais se amarmos a nós mesmos, pois no fim de tudo voltaremos ao ponto inicial – Deus. Sim, pois a matéria que somos tem a parceria do substancial – alma, aquela que mais do que a razão nos diferencia dos outros seres vivos e nos caracteriza como pertencentes a Deus. Recorremos à misericórdia de Deus diante de nossas fraquezas e limitações, misericórdia que não é outra, senão amor. Olhando Deus misericordioso podemos dizer: acredito em Deus que acredita em mim!, pois é isto que sua misericórdia revela. Assim vamos encontrando forças para vencer as dificuldades, quando nos damos conta do quanto somos valorizados por Deus mesmo quando sofremos ou erramos.
         No final de todas as conclusões a esse respeito – “tudo o que somos” - veremos que é um "tudo" infinito e um "somos" muito complexo. O sentido do ser homem e mulher é ser pessoa (do grego prósopon: trazer presente alguém) e contar com a presença de uma força que tem nome e características, fundamento e verdade, Deus, que foi um de nós em Jesus Cristo, que é Espírito condutor e o é em nós.
Com qualidades e limitações vamos dominando a arte da vida, arte desafiadora. Quando mais preparado se está, mais se tem para aprender. A arte de ser o que somos não se treino, mas faz-se acontecer tal como é contando e apontando sempre para a possibilidade de ser melhor. Nós não podemos nos acostumar com a ideia de uma vida qualquer, temos muito valor, nós somos muito, para Deus somos tudo. Enquanto isso, na caminhada diária sabemos que as coisas passam e esta nossa vida necessita de decisões e opções, algumas vezes em apenas aceitar...
 
         Enfim: tornar-se pessoa: eis nosso maior desafio. Quando tirarmos todos os excessos iremos perceber debaixo desse barro que  tudo o que existe é diamante e assim, presos em Deus, seremos livres no mundo e a felicidade será certa. Tudo o que somos talvez nunca descobriremos, mas é importante saber o máximo que se pode, afim de poder contribuir para o bem de si próprio e dos outros a quem amamos e a quem queremos amar. Só é feliz quem se conhece e quem tem sede por conhecer Aquele que lhe permitiu ser quem é. Na verdade, tudo o que somos é um tanto Dele. Deus é em nós, e nós somos Nele. Podemos deixá-Lo ser muito mais em nós e podemos ser muito mais Nele, pois ele sempre nos repete "Eu estou à tua porta e bato. Se abrires a porta, eu entrarei e cearei contigo" (At 3,19). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens