A Eucaristia faz-nos peregrinos anfitriões de Deus

Fonte de vida é a Eucaristia! Mistério insondável, carinho de Jesus por nós. A vida dos cristãos é Eucaristia, pois ela é Cristo, Cristo é a Eucaristia e na Eucaristia recebemos tudo Dele.
Aquela partícula e aquela porção, que antes era pão e vinho e que o são em espécie, na consagração torna-se o corpo e o sangue, a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sob a espécie de vinho e pão está a substância divinal, a essência da Trindade. A Eucaristia é o pão dos famintos, o banquete da vida, a glória de Deus Pai, o sacramento dos sedentos, pão dos homens e pão dos anjos, corpo chagado de Jesus na cruz e glorioso da ressurreição, mesa posta à espera dos membros da família.
Não há maior graça do que comungar do corpo e sangue de Cristo. Ele completa nossa natureza e se faz ponte com o céu, caminho e porta para a vida plena e felicidade eterna que está só em Deus, que é Deus. 
A Eucaristia é a fonte de vida do qual muitas vezes passamos despercebidos. Gritamos desesperançados enquanto, no silêncio de um sacrário, Cristo está à nossa espera. Na Santa Missa Ele vem conosco ficar e fazer-nos sacrários vivos, portadores da vida, tabernáculos do amor de Deus. Isso exige muito de nós, é verdade, porque aquele que trás em seu ser Cristo Jesus, não pode agir diferente do que Ele.
Comungar Cristo é também comungar da vida de todos os irmãos e irmãs que sofrem, que pedem por ajuda, por nosso amparo. O Cristo glorioso da Eucaristia é também o Cristo da cruz, não se pode esquecer isso. Antes de voltar ao Pai, Ele nos deixou bem claro que o podemos amar e servir, encontrar e contemplá-lo nos que sofrem a nudez, a doença, a pobreza, a prisão,  nos que são estrangeiros, estão famintos, sedentos, naqueles que precisam de nós. Sem essa compreensão, ninguém comunga plenamente Cristo. Aproximar-se do altar do sacrifício, da mesa da partilha, onde Cristo se apresenta, tem muito mais sentido se somos também capazes de nos aproximar de nossos irmãos, aqueles que amamos e aqueles que ainda precisamos amar.
No final de tudo veremos que isto é céu, e que o nosso mundo pode descobrir o reino de Deus que é o próprio Deus. A Santíssima Eucaristia nos faz um com Deus. Nem mesmo uma vida inteira é capaz de compreendê-la completamente, de amá-la como merece, porém Deus não olha isso. Ele observa muito mais o nosso empenho e boa vontade do que o tamanho e a dignidade de nossas ações, de nossos louvores. 
         Deus, que sabe quem somos e acolhe com alegria nossas pobres manifestações de amor, ficará feliz em nos receber e em fazer de nós seus peregrinos anfitriões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens