Deus tem tanta paciência comigo!


Estou com uma passagem bíblica feito bumerangue na minha mente e no meu coração. Lucas 13,6-9: E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

Sabe o que quer dizer esta parábola? Que Deus tem muita paciência com a gente! A presença de Cristo em nosso meio, sua vida, morte e ressurreição faz dele esse vinhateiro que intervém em favor da figueira. A figueira somos você, eu e todos os nossos irmãos. Na lógica do mundo - naquela lógica que você e eu usamos muitas vezes para com nossos semelhantes - cortar e matar a figueira é a atitude mais certa. Afinal de contas, ela não dá frutos, não acerta, não corresponde às expectativas. Mas Jesus pensa diferente. Ele insiste com a gente. Ele tem paciência e pede mais um ano, porque acredita que a semente é boa e que um dia iremos dar os frutos a que fomos destinados.

Temo não traduzir em palavras o que estou sentindo. Deus tem tanta paciência comigo! Olha que era para eu dar muito mais frutos do que tenho dado. Ele tem feito tanto por mim, dado várias oportunidades e, às vezes, me olho no espelho e me vejo tão aquém do que podia ser. E de repente, num domingo de manhã, ouço ele dizer: “Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto”. O Senhor parece um jovem apaixonado que não desiste de nos conquistar; parece uma mãe amorosa insistindo com o filho, a fim de que ele se encaminhe para o bem; e se compara a um simples vinhateiro que abandona as parreiras para cuidar de uma figueira teimosa e preguiçosa. Numa manhã de domingo, ele me diz: “filho, não te assuste! Vou cavar em torno de ti, vou colocar adubo em tuas raízes porque eu sei que você é capaz”. Só Deus mesmo!

De fato, Ele tem muita paciência comigo. Se eu fosse Ele, talvez já tivesse desistido e fosse cuidar das uvas. Mas Deus é diferente e sabe o que faz. Sua paciência não é uma atitude apática. É operante! E eu, só por saber disso, já me sinto mais encorajado. Obrigado, Jesus, por sua intervenção junto ao dono da vinha. Obrigado por acreditar em mim e mexer com minhas bases. Obrigado por sua paciência. Vou dar frutos, sim! Ano que vem o outono será diferente e as parreiras não serão as únicas a te darem alegria!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica sobre Vocações

Dinâmica da Flor de Papel (recolhida pelo autor)

Dinâmica de Semana Santa para Grupos de Jovens